Top Stores

- Publicidade -

Filho maior tem direito à pensão por morte? Confira limites etários

Condições especiais podem garantir pensão por mais tempo, veja como funciona.

Podem se tornar pensionistas do INSS os dependentes de trabalhador segurado da Previdência ou aposentado que faleça. Mas, será que filho maior tem direito à pensão por morte? Quais são os limites de idade para receber esse benefício? Confira hoje, 06/07.

A pensão segue algumas regras especiais. Para os cônjuges ou companheiros, por exemplo, considera o tempo de união e, igualmente, a idade do beneficiário. Por outro lado, para irmãos e filhos segue um limite etário. Esse, contudo, pode se estender em condições especiais.

Abaixo, então, confira como funciona os limites etários para o pagamento de pensão decorrente de morte. Da mesma maneira, veja quando é possível extrapolá-los e quais são as condições que permitem isso.

Filho maior tem direito à pensão por morte
Veja como ficam os limites de pagamento de pensão do INSS aos filhos. – Foto: Saberalei

Filho maior de 18 anos tem direito à pensão por morte?

Sim. Em verdade, a pensão por morte, a princípio, é paga aos filhos dependentes econômicos do falecido até que eles completem 21 anos. Ou seja, o pagamento ocorre por 03 anos após o atingimento da maioridade pelo pensionista.

Esse limite etário, aliás, é o mesmo que se aplica aos irmãos dependentes do falecido. Com isso, eles também recebem o valor até os 21 anos. Isso, é claro, caso venham a comprovar a dependência econômica ao INSS.

Portanto, filho maior de 18 anos tem, sim, direito à pensão por morte. E, ainda, esse pagamento pode se estender por mais tempo a depender de condições especiais.

Quando o tempo de pagamento da pensão por morte pode aumentar?

Em caso de dependente econômico do falecido com deficiência ou incapacidade declarada de trabalhar, não se aplicam os limites de pagamento da pensão até os 21 anos. Isto é, nesses casos o cidadão pode permanecer como pensionista.

Dessa forma, tanto irmãos quanto filho maior de idade tem direito à pensão por morte mesmo após completar 21 anos. Para isso, então, deverão demonstrar a existência de deficiência ou incapacidade de trabalhar.

Aprenda a investir e ganhar dinheiro através de aplicativos

Se você quer fazer o seu dinheiro render e fazer investimentos inteligentes, saiba que é possível começar a aplicar usando aplicativos de corretores e bancos e também aprender mais sobre o mundo dos investimentos.

Comentários
Loading...