Top Stores

- Publicidade -

FGTS retido? Veja como resolver

A lei prevê uma série de possibilidades para resgate do Fundo de Garantia inativo.

Top Stories Quando começar o adestramento do cachorro? Veja 5 dicas para fazer em casa

Quando há pedido de demissão ou dispensa por justa causa fica o FGTS retido. Entretanto, o trabalhador não perde o direito ao dinheiro. Ele continua sendo seu, embora o resgate depende do enquadramento em alguma modalidade de liberação. Confira hoje (07/08) como é possível sacar o Fundo de Garantia inativo.

Como sacar o FGTS retido?

Existem diversas modalidades de saque do Fundo de Garantia. Confira, assim, quais são as principais:

  • Na aposentadoria: mesmo que permaneça trabalhando, ao se aposentar o cidadão garante o saque integral do FGTS;
  • Por idade: o trabalhador pode sacar o valor ao completar 70 anos;
  • Para obtenção da casa própria, desde que se tenha 03 anos de inscrição no sistema FGTS e não se tenha imóvel em seu nome;
  • Saque do FGTS retido por diagnóstico de doença grave;
  • Na adesão ao saque-aniversário do Fundo de Garantia: nessa hipótese, há o recebimento anual de uma parte do saldo do FGTS, tanto de contas ativas quanto inativas. Contudo, perde-se o direito de resgatar  valor e a multa do Fundo em caso de dispensa sem justa causa.
FGTS retido
É possível resgatar Fundo de Garantia inativo ainda em 2021, veja como – Foto: Exame Invest

Saque do FGTS retido por tempo de desemprego

Além das condições acima de saque do Fundo de Garantia, que são mais conhecidas do público, também é possível resgatar o FGTS em razão do tempo de desemprego. Isto é, caso o trabalhador fique sem emprego por certo tempo, pode resgatar os valores.

Nessa hipótese, então, é necessário que o desemprego seja de ao menos 03 anos. Aliás, a ausência de vínculo deve ser ininterrupta. Ou seja, durante todos os três anos não pode ter havido qualquer emprego, mesmo que de tempo irrisório.

Para sacar o FGTS retido nessa hipótese basta ir até uma agência da Caixa Econômica com um documento com foto. Além disso, nesse caso também é possível requerer o saque pelo aplicativo ou site FGTS.

É essencial, contudo, que o pedido ocorra após o aniversário de 03 anos do desemprego.

Lucro do FGTS: Desempregados também têm direito, veja quando irá receber

Os lucros do Fundo de Garantia deverão ser liberados em breve. Com isso, o saldo do FGTS dos trabalhadores irá aumentar. Veja, então, quem tem direito e quando será o pagamento.

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...