FGTS: quem pode sacar o dinheiro?

Conheça todas as possibilidades de saque do Fundo de Garantia

Anúncio


O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é pago mensalmente aos trabalhadores formais. Embora seja de direito deles, não fica disponível para saque a qualquer momento. Mas quem pode sacar o dinheiro do FGTS? Confira hoje, 06/08, quem pode resgatar o valor.

Continua depois da publicidade

Quem pode sacar o FGTS?

O saque do Fundo de Garantia depende da qualificação do trabalhador  em alguma das modalidades de liberação. Mas por que isso ocorre? Isso decorre do fato de que a parcela é uma espécie de poupança compulsória.

Isto é, ele é uma reserva obrigatória, feita em nome do trabalhador. Por isso, sua liberação geralmente se refere a situações em que o trabalhador enfrenta alguma fragilidade econômica. Ou, então, quando o Fundo lhe dará uma garantia.

Continua depois da publicidade

Abaixo, então, confira quem pode sacar o FGTS e as regras de cada uma das modalidades de liberação do Fundo.

sacar FGTS
Veja as principais possibilidades de saque do Fundo de Garantia – Foto: Reprodução/Época Negócios

01 – Demissão por justa causa

Em primeiro lugar, é possível sacar o FGTS quando houver demissão sem justa causa. Nesses casos, o trabalhador pode sacar o saldo integral da conta. Sobre ele – bem como sobre os valores da mesma conta já movimentados – há um adicional de 40%.

Continua depois da publicidade

Esse saque somente se torna impossível nos casos em que o beneficiário aderiu ao saque-aniversário. Ele é incompatível com o saque do Fundo na dispensa. Além disso, pedidos de demissão e rescisão por justa causa também não permitem o resgate.

02 – Sacar o FGTS pelo saque-aniversário

Esse é o saque anual do Fundo de Garantia. Ele não é automático e requer pedido expresso, que ocorre no site ou aplicativo FGTS. O pagamento ocorre uma vez por ano e atinge uma parcela do saldo, seja de contas ativas ou inativas.

Contudo, vale lembrar que a adesão somente permite cancelamento após 02 anos. Além disso, ela impede o saque na dispensa sem justa causa durante a inscrição.

03 – Aposentadoria

A aposentadoria também permite sacar o dinheiro do FGTS. Aqui existem algumas possibilidades:

  • No ato da aposentadoria, o trabalhador pode sacar o saldo de todas as contas;
  • Caso continue prestando serviços formais após a aposentadoria, o trabalhador continuará recebendo FGTS. Se o vínculo se mantiver com o mesmo empregador após a aposentadoria, é possível sacar o valor mensalmente.

04 – Outras possibilidades de sacar o dinheiro do FGTS

Por fim, também é possível sacar o Fundo quando:

  • Houver diagnóstico de doença grave (terminal, HIV ou câncer, dentre outras) ou;
  • Para aquisição de imóvel residencial.

Lucro do FGTS: trabalhadores desempregados e outros também têm direito

Confira tudo sobre os lucros de Fundo de Garantia e a sua distribuição, que pode aumentar seu saldo do FGTS.

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies