Top Stores

- Publicidade -

Direito às férias: Veja quantas vezes o empregado pode faltar sem perdê-lo!

Ausências injustificadas podem limitar número de dias de descanso anual.

Top Stories Horóscopo do dia: como é no signo de Aquário a personalidade feminina

Todos os trabalhadores brasileiros têm direito às férias. Contudo, faltar ao serviço pode restringir esse direito. Por isso, controlar o número de faltas é imprescindível. Confira hoje, 08/07, como funciona e como não perder o direito ao descanso anual!

A cada 12 meses de trabalho o trabalhador conquista o direito a 30 dias de férias. Contudo, o número de faltas no período de aquisição às férias pode limitar o número de dias que o trabalhador terá de descanso.

Por outro lado, somente as faltas sem justificativa afetam o período de descanso anual. Assim, quando a ausência tiver previsão em lei, como em caso de doença com apresentação de atestado médico, ela não poderá afetar o direito do trabalhador.

Direito às férias: Veja quantas vezes o empregado pode faltar sem perdê-lo!
Direito às férias: Veja quantas vezes o empregado pode faltar sem perdê-lo! (Foto: Freepik.com)

Direito às férias: Quantos dias posso faltar ao serviço sem perder?

Quando as faltas não tem justificativa, seja pela ausência de previsão legal ou de documento, elas geram risco às férias. Contudo, não há perda do direito ao descanso anual. O que ocorre, em verdade, é que há limitação do período disponível para isso.

Assim, o trabalhador pode faltar até 05 dias, sem justificativa, sem que isso prejudique o direito a 30 dias de descanso. Por outro lado, a extrapolação desse limite diminui o número de dias de férias. Veja:

  • Até 05 dias de falta: 30 dias de férias;
  • Entre 06 e 14 faltas: 24 dias de férias;
  • De 24 a 32 faltas: 12 dias de férias.

Além disso, em caso de limitação dos dias de direito às férias, também há diminuição do abono de férias. Afinal, ele é proporcional ao número de dias de descanso. Por isso, o trabalhador recebe um valor menor nesse cenário.

A inteligência artificial vai substituir o trabalho humano? O emprego está em extinção!

Foi-se o tempo em que a inteligência artificial era um artifício surpreendente dos filmes. Afinal, hoje ela está presente no nosso dia a dia. E ela surpreende a cada dia com sua capacidade de substituir humanos em ações diárias.

Atualmente, ela interpreta dados e realiza atividades de forma automática. Isso sem falar na rapidez de execução e na ausência de erros tipicamente humanos. Mas isso significa que a inteligência artificial vai tirar o seu emprego? É possível competir com ela? Confira no vídeo!

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...