Top Stores

- Publicidade -

Desempregado pode sacar FGTS por tempo de desemprego; Veja como funciona

Quem estiver sem emprego por 03 anos pode resgatar o Fundo de Garantia!

Existem diversas modalidades de saque do Fundo de Garantia. Por isso, desempregado pode sacar FGTS caso se enquadre em alguma delas. O que muitos não sabem, contudo, é que o tempo de desemprego também é um fator que permite a movimentação do Fundo. Veja hoje, 13/07, como isso funciona!

Essa é apenas uma das modalidades de saque do FGTS. Contudo, assim como todas as demais, possui regras específicas. Portanto, não são todos os desempregados que podem sacar o valor, mas somente quem preencher os requisitos.

Quais são eles e como é possível realizar esse saque você confere abaixo. Assim, conheça mais uma oportunidade de resgatar o Fundo de Garantia. Igualmente, veja os documentos necessários para fazer essa movimentação.

Desempregado pode sacar FGTS
Veja situações que permitem resgate do Fundo de Garantia a quem está sem emprego. – Foto: Exame

Desempregado pode sacar FGTS em razão do tempo de desemprego

Como dito acima, são inúmeras as formas de saque do Fundo de Garantia. E diversas delas se  voltam tanto a quem tem vínculo de emprego quanto a quem não tem. Contudo, hoje conheceremos uma modalidade específica dos desempregados.

Isso, pois, a lei prevê que quem estiver fora do regime do FGTS por 03 anos poderá resgatar o Fundo de Garantia. Ou seja, o cidadão deve estar sem emprego formal por ao menos 03 anos para, então, garantir a liberação do saldo em conta.

A solicitação, aliás, pode ser feita assim que o desemprego completar seu terceiro aniversário. Entretanto, note que é preciso ter ficado sem vínculo por 03 anos ininterruptos. Isto é, não pode ter havido qualquer vínculo formal nesse período.

Quais são as outras oportunidades em que desempregado pode sacar o FGTS?

Existem, ainda, outras questões que justificam o saque do Fundo de Garantia para quem está sem vínculo de emprego:

  • Aposentadoria;
  • Ao completar 70 anos de idade;
  • Saque-aniversário do FGTS;
  • Por doença grave ou em estágio terminal;
  • Para obtenção de imóvel para residência própria.

Quais documentos são necessários para sacar o Fundo de Garantia em razão de desemprego?

O desempregado pode sacar FGTS após 03 anos de desemprego com sua carteira de trabalho (CTPS). Igualmente, pode usar outro documento com foto junto ao termo de rescisão (TRCT).

Para isso, basta ir até uma agência da Caixa Econômica Federal. Assim, requerer a liberação do saldo nas contas inativas do FGTS.

Conta de energia alta? Você pode estar sendo lesado e nem sabe!

Hoje você provavelmente mais do que deve na sua conta de energia. E isso, aliás, nem se dar conta disso. Por isso, saiba que seus direitos estão sendo lesados! Veja as causas e como se livrar das cobranças indevidas!

Comentários
Loading...