- Publicidade -

Como sacar FGTS mesmo trabalhando? Veja possibilidades e consiga dinheiro extra!

Em alguns casos o trabalhador pode sacar o Fundo de Garantia mesmo sem sair do emprego. Veja quando isso é possível.

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é uma parcela paga todos os meses aos trabalhadores. Entretanto, ela não vai direto ao trabalhador. Em verdade, fica restrita a uma conta específica. Assim, somente é possível o saque em algumas situações específicas, como na demissão sem justa causa. Porém, também incluem possibilidades de sacar o FGTS mesmo trabalhando. Veja hoje, 06/07, quais são elas e como obter o valor extra!

O saque do FGTS é restrito para algumas situações justamente por ele funcionar como uma poupança compulsória. Isto é, ele é uma reserva que é feita em nome do trabalhador. Isso, aliás, independentemente da vontade dele.

Dessa forma, ele pode resgatar o valor em cenários específicos e que geralmente envolvam algum tipo de urgência. Portanto, não deixe de conferir, abaixo, quais são as modalidades de resgate do Fundo de Garantia. Assim, veja se você não pode sacar ao menos parte dele ainda em 2021.

Como sacar o FGTS mesmo trabalhando? Veja principais oportunidades

Abaixo, separamos as principais chances que um trabalhador tem para resgatar o Fundo de Garantia mesmo sem a dispensa sem justa causa. Assim, confira quais são e se você se enquadra em alguma delas!

sacar FGTS mesmo trabalhando
Confira quais são as possibilidades de saque do Fundo de Garantia durante vínculo de emprego. – Foto: Agência Brasil – EBC

01.Saque-aniversário

Primeiramente, é possível sacar o FGTS mesmo trabalhando pela modalidade saque-aniversário. Ele está disponível para todos que tenham contas de Fundo de Garantia, sejam ativas ou inativas. Ou seja, referentes a contratos em vigor ou que já tiveram o encerramento.

Para sacá-lo, o trabalhador deve requerer a liberação no aplicativo ou site do FGTS. Caso a solicitação ocorra até o último dia do mês de aniversário do cidadão, ele pode realizar o saque ainda neste ano.

Por outro lado, caso não respeite o prazo, o pagamento ocorre somente a partir de 2022. Além disso, cabe ressaltar que a adesão à modalidade impede o saque do Fundo de Garantia integral em caso de dispensa sem justa causa. Aliás, somente aceita-se o cancelamento após 02 anos de adesão.

02. Saque por doença grave permite sacar o FGTS mesmo trabalhado

Também é permitido o saque do Fundo de Garantia quando há diagnóstico de doença grave. Para tanto, consideram-se como graves as moléstias em estágio terminal. Da mesma forma, HIV ou câncer, dentre outros tipos de doenças.

03. Saque o FGTS mesmo trabalhando para construção da casa própria

Além disso, você pode usar o valor do Fundo de Garantia para aquisição de imóvel residencial. Nesses casos, o requerimento é feito perante a Caixa Econômica Federal. É necessário, aliás, ter ao menos 03 anos de inscrição no FGTS. Ainda, o valor pode ser usado para compra de imóvel pronto, terreno ou para construção da casa.

04.Trabalhador aposentado

Por fim, quem já se aposentou e ainda trabalha pode sacar o Fundo mensalmente. Para isso, contudo, deve permanecer trabalhando na mesma empresa pela qual se aposentou. Em caso contrário, não será possível sacar o FGTS mesmo trabalhando, mas somente pelas outras modalidades, como dispensa sem justa causa. Ou, então, ao alcançar 70 anos de idade.

A inteligência artificial vai substituir o trabalho humano? O emprego está em extinção!

Foi-se o tempo em que a inteligência artificial era um artifício surpreendente dos filmes. Afinal, hoje ela está presente no nosso dia a dia. Surpreende, aliás, com sua capacidade de substituir humanos em ações diárias.
Ela interpreta dados e realiza atividades de forma automática. Isso sem falar na rapidez de execução e na ausência de erros tipicamente humanos. Mas isso significa que a inteligência artificial vai tirar o seu emprego? É possível competir com elas? Confira essas respostas no vídeo abaixo!
Comentários
Loading...