Top Stores

- Publicidade -

Como funciona o saque-aniversário do FGTS? Guia completo

Saque anual do Fundo de Garantia permite ao trabalhador movimentar uma parcela dos valores retidos.

Top Stories Como fazer shampoo caseiro com uma receita que não vai te decepcionar; confira

Como funciona o saque-aniversário do FGTS? Ainda é possível recebê-lo neste ano. Por isso confira hoje, 02/08, como funciona o pagamento, quais são as regras e quando há a liberação dos valores do Fundo de Garantia. Continue lendo, portanto, para ver um guia completo.

Saque-aniversário do FGTS

Essa é a modalidade de saque do Fundo de Garantia mais recente. Criada em 2019, entrou em vigor em 2020 e permanece ativo. Assim, ele se renova ano a ano. Assim, diferencia-se por permitir que o trabalhador saque uma parcela do saldo de FGTS anualmente.

Aliás, é possível sacar valores tanto das contas ativas, de contratos em vigor, quanto das inativas, de contratos de trabalho que já chegaram ao fim. Por isso, é uma ótima forma de ter acesso ao saldo retido do FGTS.

como funciona o saque-aniversário do FGTS
É possível resgatar o saque-aniversário pelo caixa eletrônico ou transferência automática – Foto: Reprodução/B&T Câmbio

Quais são as regras do saque-aniversário do FGTS?

Primeiramente, só pode acessá-lo quem se inscrever na modalidade. Em outras palavras, o pagamento não é automático. Isto é, depende de um requerimento do trabalhador que pode acontecer no site ou aplicativo FGTS.

Além disso, é preciso ter atenção. Primeiramente, porque a adesão ao saque-aniversário impede o saque do saldo de Fundo de Garantia em caso de dispensa sem justa causa. Inclusive em relação à multa de 40%.

Ainda, somente é possível desistir do saque-aniversário do FGTS após 02 anos de sua adesão. Por isso, essa deve ser uma decisão consciente.

Forma de pagamento do FGTS de aniversário

O pagamento do saque-aniversário do FGTS segue o mês de nascimento do trabalhador. Com isso, funciona da seguinte maneira:

  • O pagamento ocorre no dia 01º ou 10 do mês de aniversário, de acordo com a escolha no momento da adesão;
  • O valor fica disponível até o último dia do segundo mês subsequente à liberação. Por exemplo, quem receber em agosto pode sacar o valor até 31 de agosto;
  • A forma como funciona o saque-aniversário do FGTS permite liberação por transferência direta para conta bancária ou saque em caixa eletrônico ou nos canais Caixa;
  • Por fim, para receber o pedido ainda no ano de requerimento, a inscrição na modalidade deve ocorrer até o último dia do mês do seu aniversário. Assim, aniversariante de julho que pedirem a parcela até dia 31 (sábado) podem recebê-lo e 2021.

Lucro do FGTS: trabalhadores desempregados também têm direito

Entenda como funciona o lucro do Fundo de Garantia, quando ele será liberado e quem terá direito. Assim, o valor do saque-aniversário do FGTS poderá ficar ainda maior!

Rate this post

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...