Top Stores

- Publicidade -

Como consultar o lucro do FGTS?

Veja aqui quanto será distribuído aos trabalhadores e quando

Top Stories Quando começar o adestramento do cachorro? Veja 5 dicas para fazer em casa

Muitos trabalhadores estão ansiosos pela liberação dos lucros do Fundo de Garantia. Isso se deve, em muito, pelo anúncio de que essa distribuição deve ocorrer ainda em 2021 e que será referente a bilhões de reais. Mas como consultar o lucro do FGTS? Veja hoje, 31/07, como vê-lo e quem irá receber.

A distribuição dos lucros do Fundo de Garantia se referem à reposição das taxas de inflação do ano anterior. Quem paga esses lucros, aliás, é a Caixa Econômica Federal, a CEF. Ela é quem administra o FGTS, que fica retido em contas específicas. Entretanto, enquanto ali permanecem, a empresa financeira os utiliza para fins de projetos.

Assim, todos os anos a CEF paga juros ao Fundo de Garantia para justificar seu uso em projetos habitacionais, por exemplo. Igualmente, para repor o valor às contas, uma vez que as taxas de inflação poderiam desvalorizar o saldo. E essa distribuição, então, paga as contas do Fundo e distribui valores às contas do FGTS.

como consultar o lucro do FGTS
Veja como o saldo da sua conta do FGTS pode crescer. Foto: Reprodução/Syhus

Como consultar o lucro do FGTS?

Em verdade, ao cidadão não existe um modo de simplesmente consultar o lucro do Fundo de Garantia. Ou, pelo menos, inexiste até a distribuição efetiva desses lucros. Afinal, depois que parte deles forem à conta de FGTS do cidadão, ele poderá consultar quanto recebeu.

Aliás, cabe ressaltar que a distribuição do lucro não é integral. Isto é, apenas uma porcentagem dela se volta aos trabalhadores. Assim, o valor total se divide para todas as contas de Fundo de Garantia que tenham saldo. A distribuição, dessa forma, é proporcional ao valor do saldo da conta.

Com isso, o Conselho Curador do FGTS deve decidir, em algumas semanas, o valor de distribuição. Para se ter noção, em 2017 e 2018 o valor de distribuição correspondia a apenas 50% do real lucro do Fundo de Garantia. Neste ano, o Conselho do Fundo de Garantia sugere que ela seja de 70%.

Por isso, embora não seja possível consultar o lucro do FGTS desde já, acredita-se que a distribuição dele abarcará 5,9 bilhões de reais.

Quem tem direito ao lucro do FGTS?

Como a distribuição neste ano se refere à inflação de 2020, têm direito aos novos valores todos os trabalhadores que tinham saldo de FGTS em 31 de dezembro de 2020. Assim, tanto empregados quanto desempregados e até mesmo aposentados podem recebê-lo.

Aliás, vale lembrar que depois da efetiva distribuição será possível consultar o lucro do FGTS na sua conta de Fundo de Garantia.

Lucros do Fundo de Garantia: Veja tudo sobre o assunto

Confira no vídeo abaixo todas as informações importantes sobre o lucro do FGTS e a sua distribuição.

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...