Top Stores

- Publicidade -

Calendário abono salarial 2022 inicia em janeiro, veja quem irá receber

PIS/Pasep se volta aos trabalhadores públicos e privados de baixa renda.

Top Stories Mapa astral: conheça a personalidade dos signos de câncer e sagitário

No dia 30 de junho se encerrou o pagamento do PIS/Pasep 2020/2021. Assim, o calendário do abono salarial 2022 somente iniciará as liberações dos valores em janeiro do próximo ano. Confira hoje (09/07) quem terá direito de receber e qual será o valor!

O pagamento ocorre anualmente. No final de junho, então, encerrou-se  a quitação do abono referente ao ano-base 2019. Dessa forma, a quitação do PIS/Pasep que iniciará em janeiro se refere ao ano-base 2020.

O PIS, aliás, é o Programa de Integração Social. Ele se volta aos trabalhadores da iniciativa privada. Ainda, há também o Pasep, referente aos servidores públicos. Ele é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

calendário abono salarial 2022
PIS/Pasep 2022 inicia pagamentos em janeiro, veja quem irá receber! – Foto: Freepik

Calendário abono salarial 2022: Quem irá receber?

Todos os anos há a aplicação das mesmas regras para o pagamento do abono salarial. Dessa maneira, desde já é possível saber quem receberá o PIS/Pasep no próximo ano. Cabe lembrar, aliás, que ele será referente ao ano-base 2020, devendo-se analisar se a situação do trabalhador naquele ano se enquadra nesses requisitos:

  • Trabalho com carteira assinada (CTPS) por período mínimo de 30 dias;
  • Cadastro no PIS/PASEP há pelo menos 05 anos;
  • Remuneração de até dois salários mínimos mensais em 2020;
  • Constar na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) de 2020.

Qual será o valor dos pagamentos do calendário do abono salarial 2022?

O PIS/Pasep sempre leva em consideração dois quesitos. Primeiramente, o valor do salário mínimo vigente no ano de pagamento do abono. Em segundo lugar, o número de meses completos pelos quais o cidadão prestou serviços formais no ano-base.

Dessa forma, em 2022 o abono se baseará no valor do salário-mínimo que estará vigente no próximo ano. Assim, quem trabalhou apenas 01 mês com carteira assinada em 2020 receberá 1/12 daquele valor. Já quem trabalhou 12 meses o receberá integralmente.

Por fim, basta aguardar a definição específica das datas do calendário do abono salarial 2022. Geralmente o PIS leva em consideração a data de nascimento do trabalhador. Por sua vez, o Pasep utiliza o número da inscrição dos servidores públicos.

Profissões e negócios em alta para começar uma carreira digital

Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o chamado home office vem crescendo a cada dia. Aliás, trabalhar em casa deixou de ser somente uma saída para uma renda extra e ganhou status de trabalho sério. Veja hoje, então, algumas alternativas para adotar o home office!

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...