- Publicidade -

Auxílio inclusão: Pagamentos iniciam em outubro, veja quem terá direito

Benefício foi criado esse ano e pode auxiliar milhões de pessoas

Ainda em junho houve a sanção de uma lei que promove alterações no Benefício de Prestação Continuada, o BPC. Um dos principais é o auxílio inclusão, que pode ajudar muitas pessoas. Contudo, seu pagamento se inicia apenas em outubro. Assim, confira hoje (11/07) quando o novo benefício começa a ser pago, quem poderá recebê-lo e qual o valor.

O BPC é pago às pessoas com deficiência e idosos com mais de 65 anos e sem fonte de renda. Portanto, claramente corresponde a um importante benefício, uma vez que hoje ele é pago a 4,65 milhões de brasileiros, segundo informações do Governo Federal.

Desse total, mais da metade de quem recebe o BPC corresponde a pessoas com deficiência. Isto é, ao menos 55 milhões dos beneficiários poderão ter acesso ao novo auxílio. Abaixo, então, veja como irá funcionar.

Auxílio inclusão
Entenda pagamento do novo auxílio a quem recebia BPC. – Foto: Depositphotos

O que é o auxílio inclusão?

Esse é um benefício que surgiu com a aprovação da Lei 14176/2021. Contudo, ele somente entrará em vigor a partir do dia 1º de outubro de 2021. Mas o que, exatamente, ele é? Esse auxílio corresponde a um pagamento substituto ao BPC.

Para isso, então, ele exige que o beneficiário obtenha um emprego formal. Ou seja, a suspensão do BPC pela substituição do benefício de inclusão será um fomento à entrada de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Com isso, será possível receber o benefício ao mesmo tempo em que se garante o salário. Anteriormente, por outro lado,  quando alguém recebia o BPC e adentrava no mercado de trabalho, deixava de ganhar o benefício. Contudo, agora garante um auxílio à parte.

Quem poderá receber o auxílio inclusão?

Somente terão acesso ao benefício as pessoas com deficiência que já receberam o BPC ao menos uma vez nos últimos 05 anos. Portanto, ele é restrito aos deficientes. Com isso, exclui os idosos que recebem o benefício de prestação continuada.

Além disso, existem outros requisitos específicos para receber o benefício:

  • Entrar formalmente no mercado de trabalho;
  • Ter renda per capita (por pessoa da família que reside no mesmo lar) de até R$ 2.200.

E qual é o valor do novo auxílio que substitui o BPC para deficientes?

O auxílio inclusão para deficientes que recebiam BPC e que entrarem no mercado de trabalho será de meio salário mínimo. Ou seja, o valor corresponderá a R$ 550. O pagamento dele, contudo, começará apenas em 01/10/2021.

Aprenda a investir e ganhar dinheiro através de aplicativos

Se você quer fazer o seu dinheiro render, saiba que é possível começar a aplicar usando aplicativos de corretores e bancos e também aprender mais sobre o mundo dos investimentos. Com isso, aplique o auxílio inclusão de maneira correta!

Comentários
Loading...