Top Stores

- Publicidade -

Aprenda como calcular décimo terceiro proporcional e saiba quanto irá receber

O abono natalino é pago anualmente, sendo que mês a mês o trabalhador conquista

Top Stories Quando começar o adestramento do cachorro? Veja 5 dicas para fazer em casa

Tanto os trabalhadores formais quanto os beneficiários do INSS têm direito ao 13º salário, que também leva o nome de abono natalino. O valor varia de acordo com o número de meses de vínculo ao órgão ou empresa no ano-base de pagamento. Aprenda hoje, 27/07, como calcular décimo terceiro proporcional.

Assim, considera-se que em cada mês de vínculo o cidadão conquista 1/12 do direito ao abono extra. Ao final do ano – ou do vínculo com o INSS ou com a empresa – somam-se os meses em que ele conquistou o direito. Ao final, tem-se o valor que pode ser proporcional ou integral.

Dessa maneira, o valor varia de acordo com cada cidadão, vínculo e salário ou benefício. Abaixo, então, confira tudo sobre o cálculo do 13º salário e saiba desde já quanto irá receber. Igualmente, veja as datas de pagamento e se programe!

Quando é preciso calcular o décimo terceiro proporcional?

Quem já prestava serviços à empresa desde o início do ano, ou tinha vínculo com o INSS já em janeiro de 2021, garante o 13º salário integral. Por outro lado, quando isso ocorreu ao longo do ano, o valor será proporcional. Isto é, menor que a remuneração completa.

Outra situação em que o décimo terceiro é proporcional se refere à quebra do vínculo antes do final do ano. Por exemplo, na dispensa sem justa causa e no pedido de demissão, o trabalhador recebe o 13º que teria direito até então, proporcionalmente.

Como calcular o décimo terceiro proporcional?

O valor depende tanto dos meses de vínculo com o órgão – empregador ou Previdência Social – bem como ao valor que o cidadão recebe mensalmente. Por isso, varia de acordo com cada cidadão e com as características exclusivas dele.

Assim, primeiramente é necessário calcular a parcela mensal do 13º salário. Para tanto, basta dividir o valor da remuneração mensal por 12.  Logo depois, multiplique esse valor pelo número de meses em que o vínculo de emprego superou 10 dias.

Considere, por exemplo, um trabalhador que recebe um salário mínimo mensal, R$ 1.100. Igualmente, que ele prestou serviços à empresa entre 01º de março e 01º de agosto. Nesse caso, há direito a 6/12 do 13º, isto é, metade do valor integral, que é de R$ 550.

Além disso, é importante lembrar que para calcular o décimo terceiro proporcional o aviso prévio também é considerado. Afinal, ele conta como tempo de serviço, seja cumprido o tempo com prestação de serviços ou dispensado.

como calcular o décimo terceiro salário proporcional
Veja como calcular o décimo terceiro salário proporcional de maneira fácil – Foto: Reprodução/Bxblue

Quando é o pagamento do 13º salário em 2021?

No caso dos beneficiários do INSS, o pagamento se encerrou no dia 07 de julho. Isto ocorreu, aliás, pela antecipação das 02 parcelas do abono extra da Previdência Social. Portanto, nesse caso já houve liberação da parcela.

Por outro lado, o décimo terceiro proporcional ou integral para trabalhadores segue outras datas. Segundo a legislação trabalhista, a primeira parcela deve ser paga até 30 de novembro. Já a segunda, até o dia 20 de dezembro.

Contudo, quem sair da empresa antes dessas datas recebe o valor do 13º salário proporcional junto às parcelas rescisórias.

Veja como ganhar dinheiro respondendo perguntas

Veja, no vídeo a seguir, como ganhar dinheiro extra apenas respondendo perguntas de pesquisas. Ainda, confira dicas para conseguir aprovação e comece a lucrar desde logo!

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...