Top Stores

- Publicidade -

Antecipação do FGTS? Saiba tudo sobre o tema

É possível fazer a antecipação de até 03 saques do FGTS, veja regras

Top Stories Quando começar o adestramento do cachorro? Veja 5 dicas para fazer em casa

Os trabalhadores brasileiros recebem mensalmente uma parcela de Fundo de Garantia, como um adicional salarial. Contudo, o valor fica retido em uma conta específica vinculada à Caixa Econômica. Quem precisa de dinheiro extra pode encontrar na antecipação do FGTS, então, uma forma de obtê-lo. Veja mais hoje, 03/08.

O que é a antecipação do Fundo de Garantia?

A antecipação nada mais é do que o adiantamento do saque-aniversário. Isto é, das parcelas anuais. Por isso, ao invés de receber 01 a cada ano, é possível receber 03 delas de uma só vez.

O saque-aniversário, por sua vez, é uma modalidade de liberação anual do Fundo de Garantia. Assim, todos os anos os trabalhadores podem receber uma parcela do saldo do FGTS. O pagamento, então, ocorre de acordo com o mês de nascimento do cidadão.

No caso da antecipação do FGTS, contudo, há um saque para o período de 03 anos. Dessa forma, é possível obter um saque de valor muito maior. Por outro lado, deve-se esperar o período de adiantamento para fazer uso, novamente, do Fundo de Garantia.

antecipação do FGTS
Antecipar o saque do Fundo de Garantia pode garantir dinheiro extra! – Foto: Reprodução/Azulis

Quem pode aderir à antecipação do FGTS?

Essa possibilidade se dispõe tão somente para quem aderiu ao saque-aniversário. Afinal, essa liberação nada mais é do que a antecipação das parcelas dessa modalidade. Como ela não é automática, somente quem aderir a ela pode solicitar a antecipação.

Contudo, essa não é a única regra. Primeiramente, a antecipação do FGTS funciona como um empréstimo. Por isso, há cobrança de juros de 0,99% ao mês sobre o valor de antecipação. Além disso, existem outros requisitos para adiantar as parcelas:

  • Ter no mínimo 18 anos de idade;
  • Não possuir restrição de crédito no SPC ou Serasa;
  • Conta bancária na Caixa Econômica ou no Banco do Brasil, as únicas instituições que oferecem esse empréstimo;
  • Não ter empréstimo pendente de quitação no BB ou na CEF;
  • A soma das 03 parcelas que são antecipadas deve ser de ao menos R$ 2 mil.

Portanto, quem cumprir esses requisitos pode requerer a antecipação do FGTS. Entretanto, deve-se ter em mente que o saque-aniversário impede o saque do Fundo de Garantia e da multa na dispensa sem justa causa. Por isso, é crucial um bom planejamento financeiro.

Lucro do FGTS: trabalhadores desempregados também têm direito

Entenda como funciona o lucro do Fundo de Garantia, quando ele será liberado e quem terá direito. Assim, o valor da antecipação do FGTS poderá ficar ainda maior!

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...