Top Stores

- Publicidade -

Antecipação do 13º dos aposentados; saiba mais sobre o tema

A parcela, assim como em 2020, foi adiantada novamente em 2021

Top Stories Quando começar o adestramento do cachorro? Veja 5 dicas para fazer em casa

A antecipação do 13º salário dos aposentados foi uma medida que o Governo Federal optou nesse ano. Isso repete, aliás, uma manobra financeira de 2020. Novamente, ela se deve à pandemia de Covid-19. Veja hoje, 04/08, tudo sobre o tema e tire suas dúvidas.

Quando será a antecipação do 13º dos aposentados?

Em verdade, a antecipação já aconteceu. O pagamento do décimo terceiro salário do INSS iniciou em 25 de maio e terminou em 07 de julho. Por isso, quem recebe benefícios previdenciários já recebeu o benefício extra anual.

Com isso, não haverá outro pagamento ao final do ano. Isto é, um novo abono extra. Apesar disso, ainda tramita no Senado Federal um Projeto de Lei que visa a criação do 14º salário. Por isso, ainda há chances de um novo pagamento.

Quem não era beneficiário do INSS na antecipação do 13º dos aposentados perdeu o abono?

Não. Nesse caso, o pagamento ocorrerá até a data inicial de pagamento. Em outras palavras, dentro do prazo que se impõe anualmente. Assim, o pagamento deve ocorrer junto à quitação do benefício de novembro.

Antecipação do 13º dos aposentados
Quem passou a receber benefícios do INSS após antecipação do abono extra o receberá em novembro, proporcionalmente. – Foto: Reprodução/Geração Xmais

Quanto será o valor, nesse caso, do décimo terceiro salário?

Nessa hipótese, o pagamento do 13º salário dos aposentados será proporcional. Afinal, ele considera o número de meses, dentro do ano-base, pelos quais o cidadão permaneceu como beneficiário do INSS.

Cada mês de benefício, então, conta como 1/12 do abono anual. Quem recebeu auxílio do INSS entre janeiro e dezembro, portanto, recebe o valor integral. Por outro lado, quem passou a receber ao longo do ano, recebe um valor proporcional.

Nessa hipótese, deve-se dividir o valor do benefício por 12. Depois, multiplicá-lo pelo número de meses pelos quais foi beneficiário do INSS em 2021. Assim, será possível definir o valor do décimo terceiro previdenciário.

Quem tem direito, além dos aposentados, ao 13º salário do INSS?

Todos os beneficiários do INSS têm direito ao abono extra. Isto é, tanto quem recebe aposentadoria quanto os pensionistas. Igualmente, quem recebe benefícios como o auxílio-doença, acidentário e o salário-maternidade.

Assim, quem já recebia o benefício nos meses de junho e julho se valeu da antecipação do 13º salário dos aposentados. Por outro lado, quem passou a receber depois deve ganhar a parcela extra junto ao pagamento da competência de novembro.

Lucro do FGTS: Desempregados também têm direito, veja quando irá receber

Os lucros do Fundo de Garantia terão liberação em breve e até mesmo quem recebe aposentadoria pode se beneficiar. Veja, então, quem tem direito e quando será o pagamento.

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...