Diário Prime o portal de notícias de Mato Grosso!

- Publicidade -

Projeto de Russomanno que propõe limite de até 10% para multa por desistência do imóvel está na pauta prioritária do governo


 

Brasília, 20 de fevereiro de 2018 – O Projeto de Lei 1220/2015, de autoria do deputado e líder republicano Celso Russomanno (PRB-SP), é uma das 15 propostas sinalizadas pelo governo a serem votadas neste ano pelo Congresso Nacional. Segundo a proposta, a empresa tem direito de ficar com 10% do valor pago pelo imóvel a título de taxa de corretagem e terá 30 dias para devolver, com correção e juros, o restante do valor pago pelo comprador.

“Não existe nenhuma lei que determine o valor que as construtoras ou incorporadoras devem devolver ao comprador do imóvel, quando este desiste do financiamento. O consumidor tem recorrido à Justiça por falta de legislação e, em alguns casos, quem sonha com a casa própria pode amargar o dissabor de perder boa parte do que investiu”, explica Russomanno.

Apesar de ser comum, o distrato não é regulamentado em lei específica, o que tem levado a questão aos tribunais. O principal ponto em debate é o valor a ser retido pela incorporadora quando o bem for devolvido pelo consumidor. A jurisprudência atual determina que a empresa é proibida de reter todos os pagamentos já feitos pelo comprador ou devolver valores ínfimos.

Russomano afirma que o valor definido na proposta – o direito de a incorporadora ficar com 10% do valor do imóvel pelo negócio – foi sugerido pelo Ministério Público.
“O Ministério Público vem estabelecendo como justa a possibilidade de retenção, pelas incorporadoras, do valor de 10 % sob título de ressarcimento de custos. Todavia, algumas empresas ofertam a devolução de quantias menores aos consumidores, obrigando-os a procurarem o Judiciário”, disse.

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Defesa do Consumidor e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Por Mônica Donato (Ascom Liderança do PRB com informações da Agência Câmara)
Foto Douglas Gomes

Fonte: http://www.celsorussomanno.com.br

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!



Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais