Pós Graduação/ Fonte: pixabay
Pós Graduação/ Fonte: pixabay

Pergunta que é feita frequência e uma boa parte das pessoas ainda não sabe como responder, é:  o que é Pós graduação? Muitas pessoas no cotidiano escolar, que estão no Ensino Fundamental e a caminho do Ensino Médio, ou ainda mais adiantados no processo,  vão ter em breve que responder a esta questão.

Mas não apenas os estudantes já mencionados, mas muitas outras pessoas que desejam voltar ao engajamento dos estudos, também terão esse questionamento.

O que é Pós graduação?!

Pós-graduação é um modelo de ensino destinado às pessoas que concluíram a graduação. Ex.: dentista, médico, veterinário etc.

Em outras palavras,  Pós-Graduação é uma especialização que pode ser feita em uma modalidade específica da sua área ou não.

A Pós graduação pode ser:

Lato sensu: Um curso de especialização depois da faculdade, cuja carga horária depende, mas que é tranquilo de fazer, geralmente só duas vezes por semana, você cursa matérias e pode entregar uma espécie de monografia no final.

Stricto sensu: você tem que se dedicar exclusivamente, mais ainda se tiver bolsa de pesquisa:

a) Mestrado – dura 2 a 4 anos, o estudante tem que assistir a aulas (famosos créditos) e entregar e defender uma dissertação no final diante de a uma banca examinadora. Então, depois disso, receberá, se aprovado, o título de Mestre.

b) Doutorado – dura 4 a 6 anos, e o estudante tem que entregar e defender uma tese no final, diante de a uma banca examinadora. Para, caso seja aprovado, receber então o título de  Doutor.

Portanto, fica evidente, que pela complexidade e tempo de dedicação, uma dissertação de mestrado tem que ser uma proposta melhor elaborada, do que uma monografia de especialização ou de final de curso de  graduação na faculdade, assim como a tese de doutorado mais elaborada que a dissertação de mestrado.

Pós Graduação/ Fonte: pixabay

Os concursos públicos para nível superior geralmente são por pontuação!

Os concursos públicos, a depender de cada edital para o concurso, quando destinados a cargos que exijam o nível superior,  geralmente dão uma pontuação a mais pra quem tem títulos. Mais ou menos assim:

  • Quem tem especialização (lato sensu) ganha 2 pontos.
  • Quem tem mestrado ganha 4.
  • Quem tem doutorado ganha 6.

A instituição organizadora do concurso é quem decidirá sobre a pontuação, que os diversos títulos de pós-gradução terão, nos respectivos concursos públicos que estiver organizando. A pequena tabela acima, portanto,  é só a título de exemplificação. E uma amostra da importância de uma pós-graduação.

Colabore, deixe seu comentário logo abaixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here