Quer fazer selagem, mas precisa saber se quem tem os cabelos muito finos pode fazer selagem? Essa é uma dúvida bastante comum e, por conta dela, muitas mulheres evitam esse tipo de procedimento. Mas será que essa informação realmente é verdade? O que falam os especialistas a respeito desse assunto? É o que você irá aprender nesse artigo. Confira!
Será que quem tem os cabelos muito finos pode fazer selagem? Qual o resultado dessa técnica em cabelos com essa característica? Será que estraga os fios? Essas e outras perguntas serão respondidas nesse artigo, de maneira que não sobre nenhuma dúvida. Portanto, não deixe de conferir esse artigo!
Confira: Quanto tempo o cabelo volta ao normal depois da selagem?
O que é selagem?
Para saber se quem tem os cabelos muito finos podem fazer selagem, primeiro é necessário compreender o que é essa técnica e qual a sua finalidade. Muita gente confunde essa técnica, pois acreditam ser uma espécie de alisamento capilar. No entanto, não é nada disso.
A selagem capilar nada mais é que um tratamento à base de queratina, uma proteína composta por cerca de 15 aminoácidos. Essa substância possui a função de proteger e dar resistência a algumas estruturas do nosso corpo, como o nosso cabelo. Sendo assim, a queratina é fundamental para a vitalidade das madeixas.
Isso porque a queratina representa cerca de 90% da formação dos folículos. Portanto, a selagem dá aos fios muito mais vida, elasticidade e resistência. Dessa forma, é perfeitamente possível afirmar que a selagem é uma espécie de tratamento. Não é uma química que alisa os fios.
Para o que serve a selagem?
Através do tópico anterior, já é possível ter uma noção se quem tem os cabelos muito finos pode fazer selagem. No entanto, ao entender qual a finalidade dessa técnica, as coisas ficarão ainda mais claras na sua mente. Resumidamente, a selagem térmica serve para:
- Manter os fios disciplinados;
- Reduzir frizz;
- Recuperar vitalidade dos fios;
- Tratar danos causados por química.
Muitas mulheres pensam que o cabelo precisa estar resistente para passar por esse tratamento. Não é à toa que muitas delas se questionam sobre a acidificação capilar. Pois, pensam que a selagem irá deixar o cabelo mais fragilizado. No entanto, como você pode perceber, não é nada do que imaginam.
Então, quem tem os cabelos muito finos pode fazer selagem?
Sem sombra de dúvida! Na realidade, cabelos que possuem esse tipo de característica devem passar por esse tratamento. Se o seu cabelo é muito fino, saiba que a selagem não irá fazer o seu cabelo cair, já que essa é a principal dúvida a respeito desse assunto. A selagem não possui química. Dessa forma, ela não danifica os fios.
Tanto que esse procedimento é chamado “tratamento”. Ou seja, ele trata os seus fios, com base em produtos não nocivos. E, nesse caso, esse resultado é conquistado através da queratina. Porém, não podemos deixar de salientar uma coisa: a selagem não vai fazer o seu cabelo ficar mais grosso ou volumoso.
Como dito no tópico anterior, a finalidade desse tratamento é fazer com que os cabelos se recuperem de alguns danos causados principalmente pela química. O intuito não é deixar o cabelo mais grosso. Para conquistar esse resultado, você deve optar por outros tratamentos ou técnicas.
Por que cabelos finos devem fazer selagem?
Quem tem os cabelos finos muito finos pode fazer selagem sim, mas por que essa é uma ação recomendada? Geralmente, mulheres que possuem o cabelo fino tem as madeixas muito frágeis e danificadas. Portanto, ao passar por esse procedimento, a selagem devolve a vitalidade dos fios.
Ou seja, a sua madeixa fica um pouco mais resistente. Afinal de contas, a selagem tende a fechar a cutícula dos cabelos, proporcionando uma recuperação profunda, visto que é um tratamento à base de queratina. Como consequência, a selagem acaba com a textura áspera dos fios e devolve vitaminas e nutrientes.
Portanto, após a selagem, o seu cabelo ficará muito mais resistente, forte, hidratado, nutrido e sedoso. E essas características são fundamentais para mulheres que possuem os fios mais finos e ralos.
O que mais preciso saber sobre a selagem?
Selagem é um assunto que ainda causa bastante desentendimento. Não é em vão que grande parte das mulheres confundem esse tipo de tratamento. Uma das coisas que é necessário desmistificar é que a selagem não é escova progressiva. Selagem é uma coisa. Escova progressiva é outra, completamente diferente.
Mas a selagem não alisa o cabelo? Na realidade, não. A selagem deixa os fios mais alinhados, pois reduz o frizz. Então, visualmente, após o término desse tratamento, você pode ter a ilusão de que o seu cabelo está liso. No entanto, não é essa a finalidade do procedimento.
O cabelo fica mais disciplinado porque os fios tendem a ficar mais hidratados e regularizados. Portanto, eles ficam mais “densos”, uma vez que a massa capilar é reposta. Ademais, a selagem consegue devolver o brilho, já que os fios são envelopados pela queratina.