Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Caixa Eletrônico de Bitcoin: 5 mil Equipamentos espalhados no Mundo, onde encontrar?


Em 2019, as notícias sobre criptomoedas anunciaram a chegada do primeiro caixa eletrônico de Bitcoin no mundo, localizado em uma cafeteria em Vancouver, no Canadá. 

De lá para cá, a oferta desse serviço aumentou consideravelmente, ultrapassando a marca de 5 mil caixas eletrônicos de Bitcoin espalhados pelo mundo, até agora, de acordo com informações do site Coin ATM Radar.

A maioria desses caixas eletrônicos, que também trabalham com outras moedas digitais, como Ethereum; Dash; Litecoin e Bitcoin Cash, estão nos Estados Unidos e no Canadá, que concentram 73,9% dos equipamentos do tipo. Só os Estados Unidos possuem 60,8% das máquinas.

A Europa tem pouco mais de 22% desses caixas eletrônicos, a Ásia com 2% e a América do Sul mal aparece com o pouquíssimo restante.

Caixa Eletrônico Bitcoin
Caixa Eletrônico de Bitcoin somam 5 mil equipamentos espalhados pelo mundo. Diário Prime.

Caixas eletrônicos de Bitcoin no Brasil

No Brasil, o mercado Bitcoin não disponibiliza nenhum caixa eletrônico para sacar Bitcoins e outras criptomoedas. Segundo o Coin ATM Radar, na América do Sul as máquinas estão em Bogotá, na Colômbia.

No entanto, em 2014, a cidade de São Paulo recebeu um caixa eletrônico de Bitcoins, instalado pela empresa Coinverse, no Shopping Nações Unidas. A promessa era que a máquina fosse bastante utilizada durante a Copa do Mundo, e que um caixa semelhante seria instalado no Rio de Janeiro. Porém, o caixa carioca nunca existiu e o paulista acabou fechado.

- Advertisement -

Algumas startups nacionais já divulgaram planos de instalar máquinas do tipo no país, mas até agora, nada efetivo foi anunciado.

Veja também: Bitcoin em risco: o que poderia decretar o fim da criptomoeda? Descubra agora.

Como funcionam os caixas para saque de criptomoedas?

Os caixas eletrônicos de Bitcoin são bem úteis para os clientes e investidores de criptomoedas, pois permitem a compra das moedas digitais e a realização de saques em moedas vivas (dinheiro físico), se houver algum valor disponível, é claro.

As máquinas podem ser utilizadas até mesmo por pessoas que, muitas vezes, não possuem vínculo com nenhuma instituição financeira, apenas para utilizar a criptomoeda como forma de pagamento.

Num passo a passo básico, o usuário deve depositar um valor, que fica disponível de acordo com a moeda (dólares, euros, reais…) ou pode ser convertido para Bitcoin. Para transformar o dinheiro em criptomoedas, basta informar o número da carteira do usuário através de um código (QR Code) digitalizado pelo smartphone ou na carteira de papel.

O número de caixas eletrônicos de Bitcoin pelo mundo ainda pode aumentar muito, já que as empresas de Bitcoin ATM, LibertyX e Genmega anunciaram que pretendem colocar até 100 mil máquinas espalhadas por todos os Estados Unidos. Apesar do anúncio, nenhuma data foi confirmada para esses lançamentos.

Aprenda operar no mercado de Criptomoedas agora mesmo!


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!