Top Stores

- Publicidade -

Saiba hoje como plantar hortaliças em vasos; confira essas dicas

Nos terraços e varandas das cidades se vê cada vez mais hortaliças plantadas em vasos.

0

Como plantar hortaliças em casa. Cultivar sua própria comida pode trazer alegria e generosidade. Há um prazer em morder um tomate ainda quente do sol – colhido e comido na hora. Por isso que hoje (15/03) o Decoração e Paisagismo do Diário Prime mostra como você pode cultivar praticamente qualquer vegetal em um recipiente, uma prática que pode economizar muito dinheiro comprando produtos no supermercado.

Como plantar hortaliças em casa

plantar hortaliça
Saiba hoje como plantar hortaliças em vasos; confira essas dicas Foto – Heloisa Tolipan

De fato  plantar hortaliças em casa pode ser uma tarefa frustrante se elas não prosperarem e não produzirem. As dicas a seguir se aplicam à maioria das hortaliças e podem ajudar você e suas plantas a começar com o pé direito.

As hortaliças requerem cuidados semelhantes aos das plantas decorativas, mas, além de bonitas, elas são consumidas. É por isso que os jardins urbanos em vasos estão proliferando cada vez mais.

Qual tipo de vaso plantar hortaliças?

Existem muitas razões para começar a cultivar hortaliças em casa. Os potes devem ser os maiores possíveis, embora alguns vegetais, como alface ou cebola, possam crescer bem em potes pequenos, desde que não falte água.

Em geral, deve-se procurar recipientes com profundidade entre 20 e 40 cm para que as raízes possam se desenvolver bem.

Os vasos brancos são ideais para o verão porque mantêm as raízes mais frescas enquanto os pretos, que absorvem o calor do sol, são mais adequados para os meses frios.

Com um pouco de imaginação, muitos recipientes podem ser reciclados para usar como vasos de flores: jarros de água, banheiras velhas, sacolas plásticas de supermercado … Basta fazer alguns furos no fundo para facilitar a drenagem.

Sendo assim, estas misturas de substratos são especialmente adequadas para o plantio em vasos, pois são ricas em nutrientes e possuem grande capacidade de retenção de água, o que reduz a necessidade de irrigação e garante que os vegetais tenham todos os alimentos de que necessitam.

Escolhendo o local para plantar

plantar hortaliça
Saiba hoje como plantar hortaliças em vasos; confira essas dicas Foto – Casa Francine

Selecionando o recipiente perfeito

Escolher um vaso pode ser assustador. Você pode usar quase qualquer coisa desde que seja grande o suficiente, tenha uma boa drenagem e seja feito de material seguro para alimentos.

Mas lembre-se de que quanto maior for o vaso, mais fácil será sua manutenção. Quanto mais solo um recipiente pode conter, mais umidade ele reterá.

Recipientes de madeira

Recipientes de madeira ficam lindos ao cultivar vegetais, e normalmente você pode encontrar recipientes de tamanho ideal que não são muito caros. Ou você pode fazer sua própria caixa de plantador de madeira. Logo, lmbre-se de que depois de algumas temporadas, os recipientes de madeira podem começar a apodrecer.

Recipientes auto-irrigáveis

Cultivar hortaliças em recipientes com água própria também funciona bem.  Eles são grandes, fáceis de usar e incrivelmente duráveis. E eles facilitam a rega das plantas porque tudo o que você precisa fazer é manter o reservatório de água cheio.

Recipientes de cerâmica

Você também pode usar recipientes de plástico de qualidade alimentar ou de cerâmica esmaltada.

Para ajudar a resolver esse problema, você pode revestir um pote de terracota com plástico, usar um pote de plástico como forro ou selar o pote com um produto de vedação de pedra.

Portanto, o melhor é ir experimentando o plantio nos vasos e ver como as hortaliças se adaptam.

Adubo orgânico

Por fim, Janaína entrevistou a herborista Sabrina Jeha falando sobre os cuidados com as plantas e também sobre o adubo orgânico.

Comentários
Loading...