Top Stores

- Publicidade -

Hortênsias: como cultivar e como cuidar dessa flor da forma certa

Top Stories Como cuidar de suculentas em vasos de plástico: dicas para você tratar bem sua plantinha

Hoje (22/03) você aprenderá como cultivar e cuidar de hortênsias no Diário Prime. A propósito, essa é uma flor originária Ásia, mais especificamente do Japão e da China. Ou seja, ela é oriunda de regiões com climas temperados. Sendo assim, ela se adapta melhor a climas mais amenos e floresce melhor em lugares frios.

Saiba como cultivar hortênsias

Curiosamente, as hortênsias são flores que podem sofrer alteração na cor a depender da acidez, neutralidade ou alcalinidade do solo. De fato, solo neutro gera flores brancas; solo ácido gera flores azuis e solo alcalino gera flores rosas.

Leia mais: Saiba Como Cultivar De Modo Certeiro A Flor Copo De Leite

Substrato e adubação da hortênsia

Inquestionavelmente, a hortênsia consiste em uma espécie de arbusto que necessita que o cultivo ocorra em solos ácidos e abundantes de matéria orgânica. Não só isso, mas necessitam ser bem drenados e continuamente úmidos.

Desse modo, no local do plantio deve-se ter um substrato focado especialmente em plantas acidófilas, algo que pode ser encontrado tranquilamente. Se o solo for alcalino, pode-se aplicar sulfato de alumínio no substrato para acidifica-lo. Por outro lado, se estiver ácido demais, deve-se aplicar calcário em pequenas doses.

hortênsias cuidados
Hortênsias: como cultivar e como cuidar dessa flor da forma certa. Fonte da imagem: Pixabay

É preciso afofar a terra que abrange onde você vai plantá-la e apertar suavemente o solo ao redor dela a fim de eliminar bolsões de ar. Além disso, se deve colocar também uma cobertura vegetal para evitar que ela perca umidade

Ademais, ela precisa necessariamente receber adubação na época da primavera. A propósito, o adubo em questão deve conter potássio, porém possuir pouco fósforo e nitrogênio.

Há ainda adubos específicos para hortênsias que deverão ser aplicados a cada 15 ou 20 dias. Agora, no inverno, ela demanda adubo orgânico para incentivar o seu crescimento. Vale lembrar que adubação em excesso pode ser prejudicial para a planta.

Local que as hortênsias devem permanecer e rega ideal

hortênsias cultivo
Hortênsias: como cultivar e como cuidar dessa flor da forma certa. Fonte da imagem: Pixabay

Não obstante, a hortênsia precisa permanecer em um local com boa ventilação e onde não faça calor demais. Aliás, ela é necessário cultivá-la em lugares a meia sombra, com luz solar indireta, porém em uma quantia razoável.

Em outras palavras, será necessário um local onde ela possa receber luz do sol pela manhã, sobretudo antes de iniciar o horário no qual o sol esquenta mais e sombra parcial na parte da tarde.

Agora, no que diz respeito às regas, elas precisam ser constantes. Afinal, conforme já se citou, elas gostam de umidade. Sendo assim, regue-a todos os dias ou pelo menos uma vez a cada dois dias.

Por outro lado, quanto às podas, deve-se realizá-las somente quando realmente necessário. Vale lembrar que as plantas ainda jovens não precisam de poda. Desse modo, pode-a apenas quando ela estiver velha e, a depender da espécie, a época correta pode variar.

Cuidados especiais com as hortênsias

Outrossim, se tiver crianças ou animais em sua casa, tenha cautela para impedir que eles sofram uma intoxicação acidental ao ter contato com as hortênsias.

Isso tudo por causa do ativo glicosídeo cianogênico hidrangina, que faz com ela seja venenosa em grandes quantias.

Adubo orgânico

Janaína entrevistou a herborista Sabrina Jeha falando sobre os cuidados com as plantas e também sobre o adubo orgânico.
Rate this post

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...