Cores na decoração: confira um guia prático e saiba como combinar
Técnicas do círculo cromático são fundamentais
Quando o assunto é decoração, as cores assumem um papel super importante, não é mesmo? Afinal de contas, elas dão um toque todo especial no ambiente e são super versáteis, pois podem iluminar, alegrar, tornar tudo aconchegante qualquer cômodo. Desse modo, confira no blog decoração e paisagismo, nesta sexta-feira (12/03) um guia super prático de cores na decoração.
Saiba, portanto, como combinar as cores e decorar a sua casa do jeitinho que você sempre quis. A proposta tanto vale para a casa nova, quanto para renova algum espaço e deixá-lo com a sua cara. Aproveite as dicas e utilize-as.

Cores na decoração
Por que usar cores na decoração? Essa é a primeira pergunta que todo mundo deveria fazer quando se pensa em decorar a casa.
Um dos motivos principais e óbvios é que as cores têm um poder imenso de deixar a decoração do jeito que a pessoa quiser: sofisticada, neutra, calma, mais formal e por aí vai.
Além disso, a casa é o nosso local. Mesmo passando o dia fora ou com uma rotina super corrida, é sempre para casa que voltamos e estamos com que amamos. Então, vale super a pena deixá-la bonita e combinando.
Portanto, se você quer dar um upgrade no seu lar, saiba que você pode aliar o seu gosto com dicas incríveis que fazem toda a diferença, pois combinar as cores na decoração é simples e nada complexo.
Utilizando o círculo cromático

O círculo cromático é uma ferramenta muito utilizada para combinar cores. Por esta razão, é super interessante conhecer um pouco das técnicas utilizadas através do círculo.
Desse modo, conheça 4 tipos de combinações do círculo cromático:
- Complementares;
- Monocromia;
- Analogia;
- Combinação em fenda.
Na combinação complementar, os tons utilizados estão em lados contrário. Por isso, se você quer um ambiente bem vívido, ela é uma ótima opção.
Na monocromia, desse modo, é utilizado apenas uma cor do círculo cromático. Mas como cada cor possui tons variados, é possível combinar a decoração utilizando de forma criativa essa variedade.
A escolha da cor, nesse caso, é ainda mais relevante, pois se você escolhe uma muito quente (por exemplo, o vermelho) deve ter cuidado na combinação e no que pretende para o lugar.
Na analogia, de forma semelhante à monocromia, é preciso cautela na escolha das cores. Neste caso pode-se optar por até 5 cores diferentes, mas que estejam uma ao lado da outra no círculo.
Dessa forma, na combinação análoga, tem-se o resultado do famoso e querido degradê.

Assim sendo, você pode (e deve) utilizar o círculo cromático não só nas tintas das paredes, mas também nos objetos de decoração.
Você pode utilizar o círculo cromático para nortear as cores dos objetos, como almofadas, cortinas, porta retrato, vasos, quadros e diversos outros. use a imaginação!
Dicas Importantes de decoração
Veja as tendências de decoração na entrevista realizada pela jornalista Janaína Barros a com a arquiteta Cristina Antonelli.