Cores na decoração: confira um guia prático e saiba como combinar

Técnicas do círculo cromático são fundamentais

0

Quando o assunto é decoração, as cores assumem um papel super importante, não é mesmo? Afinal de contas, elas dão um toque todo especial no ambiente e são super versáteis, pois podem iluminar, alegrar, tornar  tudo aconchegante qualquer cômodo. Desse modo, confira no blog decoração e paisagismo, nesta sexta-feira (12/03) um guia super prático de cores na decoração.

Saiba, portanto, como combinar as cores e decorar a sua casa do jeitinho que você sempre quis. A proposta tanto vale para a casa nova, quanto para renova algum espaço e deixá-lo com a sua cara. Aproveite as dicas e utilize-as.

Cores na decoração: confira um guia prático e saiba como combinar
Cores na decoração: confira um guia prático e saiba como combinar – Imagem: Divulgação Publicitários Criativos

Cores na decoração

Por que usar cores na decoração? Essa é a primeira pergunta que todo mundo deveria fazer quando se pensa em decorar a casa.

Um dos motivos principais e óbvios é que as cores têm um poder imenso de deixar a decoração do jeito que a pessoa quiser: sofisticada, neutra, calma, mais formal e por aí vai.

Além disso, a casa é o nosso local. Mesmo passando o dia fora ou com uma rotina super corrida, é sempre para casa que voltamos e estamos com que amamos. Então, vale super a pena deixá-la bonita e combinando.

Portanto, se você quer dar um upgrade no seu lar, saiba que você pode aliar o seu gosto com dicas incríveis que fazem toda a diferença, pois combinar as cores na decoração é simples e nada complexo.

Utilizando o círculo cromático

Cores na decoração: confira um guia prático e saiba como combinar
Cores na decoração: confira um guia prático e saiba como combinar – Imagem: Divulgação Berneck

O círculo cromático é uma ferramenta muito utilizada para combinar cores. Por esta razão, é super interessante conhecer um pouco das técnicas utilizadas através do círculo.

Desse modo, conheça 4 tipos de combinações do círculo cromático:

  • Complementares;
  • Monocromia;
  • Analogia;
  • Combinação em fenda.

Na combinação complementar, os tons utilizados estão em lados contrário. Por isso, se você quer um ambiente bem vívido, ela é uma ótima opção.

Na monocromia, desse modo, é utilizado apenas uma cor do círculo cromático. Mas como cada cor possui tons variados, é possível combinar a decoração utilizando de forma criativa essa variedade.

escolha da cor, nesse caso, é ainda mais relevante, pois se você escolhe uma muito quente (por exemplo, o vermelho) deve ter cuidado na combinação e no que pretende para o lugar.

Na analogia, de forma semelhante à monocromia, é preciso cautela na escolha das cores. Neste caso pode-se optar por até 5 cores diferentes, mas que estejam uma ao lado da outra no círculo.

Dessa forma, na combinação análoga, tem-se o resultado do famoso e querido degradê.

Cores na decoração: confira um guia prático e saiba como combinar
Cores na decoração: confira um guia prático e saiba como combinar – Imagem: Divulgação rota máxima

Assim sendo, você pode  (e deve) utilizar o círculo cromático não só nas tintas das paredes, mas também nos objetos de decoração.

Você pode utilizar o círculo cromático para nortear as cores dos objetos, como almofadas, cortinas, porta retrato, vasos, quadros e diversos outros. use a imaginação!

Dicas Importantes de decoração

Veja as tendências de decoração na entrevista realizada pela jornalista Janaína Barros a com a arquiteta Cristina Antonelli.

Comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies