Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

- Publicidade -

Como cultivar alface em casa; confira essas dicas

Ensinamos como plantar uma das verduras mais utilizadas na comida

Como cultivar alface em casa. As alfaces são uma planta ideal para plantar em casa, pois o seu crescimento não exige a manutenção de um clima constante, nem as condições que se reproduzem em estufa e se dão melhor ao ar livre. Para além das suas propriedades nutricionais, é o complemento ideal para um prato principal, a base de qualquer salada. Confira hoje (13/03)  no Decoração & Paisagismo do Diário Prime como plantar na sua casa.

Como cultivar em casa

cultivar alface em casa
Como cultivar alface em casa; confira essas dicas! Foto – Pomar e Horta

O melhor de tudo é que você não precisa de um grande jardim ou grande espaço para criar um canteiro de alface.

Um lugar que possa caber uma caixa média que recebe a maior parte do sol durante o dia é o suficiente para plantá-los em sua casa.

A alface é uma hortaliça muito simples de cultivar em casa, adapta-se a vários espaços e recipientes. Entre suas muitas qualidades, contém vitaminas (A, B, C e E), antioxidantes, baixo teor de carboidratos e muito mais.

Sendo assim, a alface é um vegetal que apresenta muitas variedades, desde sua forma, cor, tamanho e sabor.

Dessa forma,  é uma das hortaliças mais simples de cultivar em casa. Portanto, adapta-se a diferentes espaços e climas, prefere meio sol ou pleno sol e um solo rico em nutrientes.

Devemos ter um solo bem drenado, podemos usar uma mistura de solo preto e solo de folhas. Contudo, as sementes de alface são alongadas (0,5 mm) e podem ser de cor escura ou marrom claro.

Semeie as sementes de alface

cultivar alface em casa
Como cultivar alface em casa; confira essas dicas! Foto – Doce quotidiano

Você pode comprar sementes em uma loja especializada de variedades diferentes como  italiana ou se você tiver acesso a plantas de alface com flores, terá que esperar que sequem para virá-las e retirar as sementes que caem.

Logo, a melhor maneira de cultivar alface também é a mais simples: você pode semear diretamente em caixotes de madeira ou usar um vaso longo e fundo (mais de 30 centímetros), onde você pode colocar um par de sementes a cada 12 centímetros aproximadamente no mínimo.

Ao contrário de outras sementes pequenas que dificilmente precisam ser cobertas com solo para germinar, neste caso o melhor é deixar uma camada de substrato de cerca de 3 centímetros.

Sol e outros cuidados com a alface

O sol abundante é essencial nos primeiros dias de germinação. Obter o máximo de horas de luz direta ajudará o caule a ficar curto e, portanto, as primeiras folhas são firmes e retas.

Aproximadamente 5 dias após a semeadura, você verá como brota a primeira folha de alface e depois de uma semana e meia, você poderá distinguir algumas folhas.

Em relação à rega, nas duas primeiras semanas deve-se fazer todos os dias, tomando cuidado para não exagerar e criar poças que podem apodrecer as raízes.

As alfaces precisam de umidade alta, mas consistente. Após as primeiras semanas, um pouco de água será suficiente três dias por semana para manter em boas condições.

Adubo orgânico

Por fim, Janaína entrevistou a herborista Sabrina Jeha falando sobre os cuidados com as plantas e também sobre o adubo orgânico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.