Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

- Publicidade -

Aprenda em detalhes como cultivar a flor dama da noite

Fique por dentro de todos os cuidados que essa planta necessita

Hoje (16/03) você irá aprender em detalhes como cultivar a famosa flor dama da noite aqui no Diário Prime. Aliás, essa flor, cujo nome científico de sua principal espécie é Cestrum nocturnum é originária da América Central e também da Ásia. Não obstante, ela se adapta a climas tropicais (principalmente), subtropicais e equatoriais.

Saiba como cultivar dama da noite

Surpreendentemente, a dama da noite floresce somente de 1 a 4 vezes por ano, a depender da espécie e circunstâncias. Não só isso, mas também alguns poucos dias após o florescimento suas flores caem. Ademais, além da espécie citada, ela possui 3 outras: Hylocereus undatus, Selenicereus anthonyanus e Epiphyllum oxypetalum.

Leia mais: Bromélias Em Apartamento: Saiba Tudo A Respeito De Como Cultivá-Las

Substrato e adubação da flor

Invariavelmente, essa flor aprecia muito um substrato com excelente drenagem e que seja bem rico em matéria orgânica. Contudo, deve-se ressaltar que o substrato precisa ser leve e bastante fértil.

cultivo de planta dama da noite flores (1)
Aprenda em detalhes o cultivo da planta – a flor dama da noite. Fonte da imagem: Globo Rural/Reprodução

A propósito, a mistura perfeito para o plantio dela leva húmus de minhoca, areia de construção e adubo animal de curral bem curtido. Nesse sentido, a proporção para cada um desses itens deve ser 4:2:1.

Eventualmente, pode ser necessária uma adubação extra, sobretudo na primavera. Assim sendo, recomenda-se o uso de adubo animal ou vegetal.

Local que a flor deve permanecer e rega ideal

como cultivar planta dama-da-noite-5 (1)
Como cultivar planta dama da noite Fonte da imagem Cibele.SCL – Instagram/Reprodução

Inquestionavelmente, por se tratar de uma flor típica de clima tropical, ou seja, um clima quente e úmido, a dama da noite precisa ser cultivada em um local onde ela possa desfrutar de pleno sol. Além disso, ela pode também permanecer à meia sombra. No entanto, nesse último caso, o seu perfume será menos intenso.

Agora, no que se refere à rega, tudo vai depender da época do ano. De fato, no inverno deve-se regá-la duas vezes por semana. Por outro lado, nas épocas de calor, indica-se efetuar a rega a cada dois dias. Não apenas isso, mas sempre que notar que o solo está meio seco, é necessário regar um pouco o arbusto.

Curiosamente, se o plantio ocorrer em vasos, será imprescindível possuir um vaso de proporções maiores, feito de cimento e uma treliça de apoio. Afinal, ela cresce bastante e seus galhos são longos. Assim sendo, uma treliça para apoiar esses galhos é fundamental. Ademais, deve-se fazer a poda após a floração principal.

Cuidados especiais com a dama da noite

Outrossim, é de suma relevância salientar que todas as partes da dama da noite são venenosas e tóxicas. Sobretudo flores, caules e folhas. Dessa forma, a ingestão acidental pode provocar alucinações, náuseas, dores de cabeça, espasmos musculares e vômitos.

Por fim, não se recomenda o uso dela em locais que tenha  crianças, pessoas alérgicas e afins. Isso pelo relatado acima e por causa do seu perfume, que é bastante intenso.

Dicas de adubo orgânico

Pois bem, a repórter Janaína entrevistou a herborista Sabrina Jeha, que fala sobre os cuidados com as plantas e também sobre o adubo orgânico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.