Bitcoin, entenda o que é e como funciona o Mercado Bitcoin

Bitcoin, entenda o que é e como funciona o Mercado Bitcoin

Você sabe o que é Bitcoin? É uma moeda, um dinheiro eletrônico? Um meio de pagamento, uma reserva de valor, uma unidade de conta? Se você respondeu sim para qualquer uma das perguntas, você acertou. O Bitcoin é uma criptomoeda, ou seja, uma moeda eletrônica inventada, criada, por Satoshi Nakamoto.

Antes de continuar a falar propriamente sobre Bitcoin, fazemos um parêntese para falar de Satoshi Nakamoto. O gênio por trás da criação da moeda eletrônica. Satoshi Nakamoto na verdade é um pseudônimo usado pelo verdadeiro criador da criptomoeda Bitcoin. Muito se especulou sobre o tema que até hoje rende muitas teorias.

imagem: infomoney/reuters
Siga o Diário Prime no Google News. Receba de graça os melhores conteúdos, Loterias, Futebol ao Vivo, Finanças, em primeira mão.

Dorian Satoshi Nakamoto, homônimo do criador, ou melhor, do pseudônimo, é um descendente nipônico que trabalhou para o governo norte-americano no desenvolvimento de softwares. Muito embora ele tenha negado ser o “verdadeiro” Satoshi, a sua imagem ficou associada ao Bitcoin.

 

imagem: bbc/youtube

Ao lado, o senhor Craig Wright, empresário australiano autoproclamado criador do Bitcoin. Apesar de sua afirmação de ser o criador do Bitcoin, muitas dúvidas pairam no ar. Porém, algumas pessoas acreditam nele. A teoria mais aceita é que Satoshi Nakamoto não seja uma única pessoa e sim um grupo de desenvolvedores e idealizadores.

 

Como é criado o Bitcoin, quem o emite?

O “dinheiro virtual” Bitcoin foi idealizado para que a sua criação e circulação ocorressem apenas no ambiente virtual. Ou seja, um dinheiro eletrônico sem a necessidade de materialidade, sem a necessidade de um controle governamental. Para a criação da nova moeda, “Satoshi Nakamoto” criou um programa de código aberto em uma rede também criada especificamente para esse fim.

Ao contrário das moedas convencionais, o Bitcoin não depende da confiança de nenhum órgão emissor centralizador, nenhum governo. Em outras palavras ele é “governado” por um algoritmo matemático (programação de computador) muito complexo e criptografado.

Dentro do escopo do Bitcoin foi configurado que a sua emissão e controle se daria por qualquer pessoa que se dispusesse a resolver extensas e complexas equações matemáticas, afinal trata-se de um código aberto. Essas pessoas deveriam executar o protocolo do algorítimo de Bitcoin, competindo em si, para confirmar as transações desse novo mercado e, assim, pelo esforço e eficácia, serem recompensadas com a emissão de novo Bitcoin. Em outras palavras seriam as ‘mineradoras’.

O Bitcoin usa o sistema peer-to-peer (popularmente P2P) para registrar as transações e usa da criptografia para ter segurança. Como resultado garante-se a sua propriedade e evita-se a duplicidade de registros, por exemplo. Devido ao uso do sistema P2P as transações efetivamente acontecem apenas entre o proprietário atual do Bitcoin e o destinatário do mesmo.

Em conclusão, todas as transações de Bitcoin são registradas em uma espécie de livro gigante, compartilhado por todos os usuários da rede. Assim sendo, quando alguém usa o Bitcoin para pagar por algo ou receber pagamento, a respectiva transação é executada é registrada nesse “livro” público.

É Possível Ganhar Bitcoin

Sim, é possivel ganhar! Alguns sites e aplicativos, também conhecidos como ‘Bitcoin Faucets”, oferecem promocionalmente frações de Bitcoin. Muito embora não seja fácil, o interessado a ganhar Bitcoin deverá cumprir as requisições desses ‘parceiros’ como por exemplo indicar amigos ao site, responder questionários ou mesmo outra ação interativa.

Considerando que a mineração de Bitcoin atualmente exige um considerável investimento e muita dedicação, os “Bitcoin Faucets” seria uma alternativa. Porém, não podemos deixar de registrar que o resultado poderá demorar dias, ou mesmo meses. Sendo assim, não aconselhamos a prática, a menos que você tenha muito tempo disponível e que não se importe com um pequeno resultado financeiro.

No entanto, além de minerar e ganhar, você também pode comprar Bitcoin. É o que informamos no próximo parágrafo.

Como e Onde Comprar Bitcoin

O Bitcoin pode ser comprado diretamente do proprietário previamente conhecido ou utilizando-se de uma Exchange. Em outras palavras uma Exchange seria uma espécie de Corretora de Bitcoins, uma plataforma de comércio. No Brasil existem algumas Exchanges atuando, como exemplos a Foxbit, a Mercado Bitcoin, a Bitcointrade, a Brasiliex. Sugerimos uma cuidadosa pesquisa antes de qualquer decisão de contratação e atuação.

Uma alternativa para se localizar alguém que esteja querendo vender Bitcoin é usar a plataforma localbitcoin. Trata-se de um serviço de compras de Bitcoin que permite encontrar pessoas em suas vizinhança, alguém que queira vender Bitcoins. Além do serviço de busca de vendedor, a plataforma oferece o serviço de custódia.

Por fim, aconselhamos enfaticamente o cuidado extra com questões de segurança e que, antes de tomar qualquer decisão, esteja certo de que estudou muito bem todo o contexto. O Bitcoin é uma moeda bastante segura, porém o cuidado em seu armazenamento e principalmente com quem você a negocia é de fundamental importância.

comentários
Loading...