Dário Prime / dbol
Art is not a luxury, but a necessity.

Cartola: STJD mantém resultado de Botafogo x Palmeiras


Uma polêmica que se arrastava por quase um mês foi resolvida nesta terça-feira (18) pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O Botafogo havia pedido a anulação da partida que perdeu por 1 a 0 para o Palmeiras ainda no dia 25 de maio. É verdade que o caso já havia sido resolvido no Cartola. O fantasy game decidiu manter a pontuação dos jogadores sem esperar qual seria a decisão da Justiça. Ainda assim, a anulação do jogo poderia mudar a dinâmica do Brasileirão.

O Botafogo argumentava que o pênalti que deu a vitória ao Palmeiras foi ilegal. Isso porque foi marcado por intervenção do árbitro de vídeo (VAR), mas somente depois que o juiz já havia permitido o reinício do jogo, o que seria contra as regras da FIFA. No entanto, não foi o entendimento do STJD. Assim, o Palmeiras segue líder, confortavelmente, até a volta do Cartola, em julho.

Entenda a decisão

Siga o Diário Prime no Google News. Receba de graça os melhores conteúdos, Loterias, Futebol ao Vivo, Finanças, em primeira mão.

Foram 9 votos a 0 pela manutenção do resultado do jogo no julgamento desta terça. No entanto, o Botafogo ainda poderia recorrer da decisão, no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), com sede na Suíça. O clube ainda não informou se tomará essa decisão.

Crédito da foto: Reprodução/Vitor Silva/Botafogo / Cartola
Crédito da foto: Reprodução/Vitor Silva/Botafogo / Cartola

No lance que originou o gol, o árbitro Paulo Roberto Alves Junior havia marcado uma simulação de Deyverson, do Palmeiras, dentro da área. Depois, revendo a jogada, marcou falta do zagueiro Gabriel, do Botafogo, e marcou o pênalti. O gol foi marcado pelo zagueiro Gustavo Gómez, que recebeu a pontuação no Cartola.

Durante o julgamento do STJD, o árbitro defendeu que nunca reiniciou o jogo. No caso, somente fez a sinalização para que a falta não fosse cobrada rapidamente pelo Botafogo. A afirmação, que contrariou o argumento carioca, foi corroborada por gravações de áudio entre o juiz e a cabine do VAR.

Como fica a tabela

Com o resultado confirmado, o Palmeiras fica com 25 pontos na tabela. Ou seja, cinco a mais do que o Santos e seguro na liderança até a volta do Campeonato Brasileiro, em 14 de julho. Já o Botafogo permanece na 7ª colocação, com 15 pontos.

Anteriormente, a organização do Cartola já havia informado que a pontuação dos jogadores na partida seria mantido independentemente do resultado do julgamento. Mas seria estranho se os pontos valessem e o jogo tivesse que ser disputado outra vez, certo? Felizmente, o STJD evitou a nova polêmica.

Retorno do Cartola

O Cartola segue em hiato até a metade de julho, quando termina a pausa do Brasileirão para a Copa América. É possível escalar seu time até o dia 14 de julho, quando começa a 10ª rodada do campeonato. Até lá, é bom ficar de olho na movimentação dos times da Série A, que aproveitam a parada para reestruturar o elenco para o restante do ano.


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Últimas Publicações

comentários
Loading...