Dário Prime / dbol
Art is not a luxury, but a necessity.

Economia brasileira: Banco Mundial reduz previsão de crescimento

De acordo com o Relatório de Perspectivas Econômicas Global, a projeção para o PIB em 2019 foi reduzido em 0,7 ponto percentual.


A economia brasileira ainda encontra dificuldades de sair da depressão em que entrou. E o fato do Banco Mundial ter reduzido a previsão de crescimento para o ano de 2019 é um indício de que precisamos acelerar com as reformas. O Banco Mundial divulgou ontem, 04/06, a revisão da previsão de expansão do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, reduzindo em 0,7 pontos percentuais, fixando o crescimento em 1,5%. Contudo, diante das adversidades que o atual governo federal tem enfrentado para aprovação das reformas necessárias, acredito que teremos dificuldades para ultrapassar 1% de expansão nesse ano.

De acordo com o Relatório de Perspectivas Econômicas Global, para 2020 a estimativa subiu 0,1 pontos percentuais. Com isso a projeção de crescimento para o próximo ano é de 2,5%. Para 2021, no entanto, a perspectiva foi reduzida em 0,1% caindo para 2,3% de crescimento anual.

“A recuperação regional será impulsionada predominantemente pelo consumo privado, enquanto a inflação se mantém moderada e a confiança retorna e, em 2020-21, por uma recuperação do investimento. No entanto, as perspectivas de crescimento para 2019 e 2020 foram rebaixados, refletindo atividade mais fraca que o esperado no Brasil e México, mas também nas economias menores”, diz o relatório.

Siga o Diário Prime no Google News. Receba de graça os melhores conteúdos, Loterias, Futebol ao Vivo, Finanças, em primeira mão.
  • Leia mais:

A economia brasileira vive uma depressão? Confira nossa análise

Dólar Hoje: moeda tem terceira queda consecutiva em 04/06

Projeção de crescimento da América Latina também caiu

Ainda de acordo com o relatório, a projeção para a America Latina e Caribe também sofreu redução nesse ano. A previsão de crescimento na região caiu 0,4 ponto percentual, para 1,7%. Em 2020, o crescimento deverá chegar em 2,5%, e para 2021, 2,7%.

Dessa maneira, foi reduzido em 0,2 ponto percentual o crescimento para 2020 que era de 2,7% no último relatório divulgado em Janeiro. Para 2021 houve estabilidade na projeção na comparação com o último relatório divulgado.

Projeção para a economia global

Também foi revisado para baixo a previsão de crescimento da economia global. A redução foi de 0,3 ponto percentual em relação ao relatório anterior, ficando em 2,6% para este ano. Para 2020 foi reduzido em 0,1 a estimativa de crescimento. Dessa maneira, a previsão é de 2,7% para 2020 e 2,8% para 2021, sendo que para 2021 foi mantida a mesma previsão do último relatório.

Uma das explicações para a revisão para baixo na economia mundial é a guerra comercial entre EUA e China. Enquanto os impasses não se resolvem, os impactos repercutem em toda a economia mundial. Sendo assim, países como o Brasil, que ainda encontra-se em uma depressão econômica, acaba sofrendo ainda mais os efeitos da crise.

Todavia, acredita-se que com a aprovação da reforma da previdência ainda este ano, e com um plano de investimento público apresentado pelo governo após a reforma o país possa voltar a aquecer o consumo, com bases fiscais sólidas, mantendo a inflação dentro da meta.


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Últimas Publicações

comentários
Loading...