Aprenda a fazer o Baked Alaska: o bolo de sorvete do Masterchef BR

Receita pegou os participantes do Masterchef Brasil de surpresa

0

Você já ouvir falar em Baked Alaska? Ele é um doce que deu o que falar na prova de eliminação do último episódio do Masterchef BR exibido na última terça-feira (24). A sobremesa foi criada no ano de 1867 em Nova York, Estados Unidos,  para comemorar a compra do Alasca pelo país norte-americano. Ela nada mais é do que um bolo de pão de ló que no seu interior é composto por sorvete e a sobremesa é coberta por merengue. Desta forma, o Receitas Fáceis, do Folha Go, vai te ensinar a preparar essa receita deliciosa.

Como preparar o Baked Alaska

receita de Baked Alaska, apesar de parecer difícil, é muito fácil de preparar e o resultado fica lindo e saboroso. É necessário muita atenção na preparação dessa receita para que ela fique consistente e que no momento da montagem, o bolo tenha estrutura para manter-se firme.

Baked Alaska/ Imagem: Band
Baked Alaska/ Imagem: Band

Ingredientes da receita 

1/2 xícara de óleo (soja ou de girassol)

1 colher (chá) de essência de baunilha

2 xícaras de açúcar

250 ml(s) de leite

3 xícaras de farinha de trigo

1 colher (sobremesa) de fermento em pó

1 pote de sorvete napolitano (ou outro sabor de sua escolha)

Para a Cobertura

4 claras de ovos

1 e 1/2 xícara de açúcar

1/2 caixa de morangos (opcional)

Modo de preparo da receita

Preaqueça o forno a 180º C por cerca de 15 minutos. Use um pote fundo e redondo e o forre com papel-filme. Usando uma batedeira, bata os 3 ovos e o óleo até ficarem homogêneos. Em seguida, acrescente o açúcar e a baunilha sem parar de bater. Depois, adicione a farinha de trigo peneirada à massa. Acrescente o leite, sempre batendo e misturando até que a massa se torne um creme homogêneo.

Posteriormente, adicione o fermento e misture delicadamente. Coloque a massa em uma forma média untada com manteiga e farinha e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos. Quando estiver pronto, reserve o pão de ló e deixe-o esfriar.

Esfarele o bolo e bote-o no pote redondo forrado pelo filme-plástico. Aperte bem o bolo pelas laterais do pote, formando uma base de bolo. Coloque o sorvete do sabor de sua preferência no pote com o bolo, preenchendo-o todo. Adicione mais bolo esfarelado sobre o sorvete, pressionando para formar a base. Reserve na geladeira.

Agora vamos de cobertura. Bata as 4 claras com o açúcar até que eles fiquem em ponto de merengue. Após isso, corte os morangos em fatias finas e coloque na plataforma que o bolo será servido. Lembrando que os morangos são opcionais.

Em seguida, desenforme o bolo sobre os morangos fatiados, retirando o papel plástico. Espalhe o merengue por cima do bolo redondo, com uma espátula, envolvendo-o todo. Caso tenha um maçarico, passe-o por cima do merengue, deixando-o com uma casquinha crocante.

Sugestão de consumo

Tanto o sabor do sorvete como as frutas decorativas são opcionais. O sorvete pode ser de outros sabores e o bolo pode não ter frutas em sua decoração.

Comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies