Ozônio: O que é e como você pode usá-lo para promover sua saúde?
Descoberto pela primeira vez em 1800, o ozônio é, falando molecularmente, uma combinação de três átomos de oxigênio. Devido à química por trás dessa substância, que geralmente está na forma gasosa, o gás presente na atmosfera é instável em certas condições.
Mais notavelmente, entende-se a parte da atmosfera que protege a terra da radiação ultravioleta; no entanto, existem maneiras pelas quais o ozônio pode realmente ajudá-lo a proteger sua saúde.
Noções básicas sobre terapia de ozônio
A terapia com gás presente na atmosfera é o processo de usar o ozônio para melhorar o bem-estar. De fato, existem várias maneiras pelas quais essa terapia pode ser usada para criar uma mudança positiva em sua saúde, incluindo seu papel como desinfetante, como tratamento de feridas, para purificar a água potável, como antibacteriano e como anti-inflamatório, e como tratamento para mais de 100 doenças diferentes – incluindo HIV, doenças cardíacas, doença de Parkinson, degeneração macular, cistite intersticial, hepatite crônica, diabetes, herpes e muito mais.
Mas há mais na terapia com ozônio do que combater doenças. Muitos apoiadores da medicina alternativa e preventiva adotaram essa abordagem para ajudar a aumentar o bem-estar geral. Isso ocorre porque foi demonstrado que o ozônio melhora a atividade do sistema imunológico, aumenta a capacidade do corpo de usar oxigênio, estimula a liberação de fatores de crescimento envolvidos na regeneração de tecidos danificados e reduz a dor crônica.
O quadro completo
Os muitos benefícios da terapia com ozônio são bastante claros e foram escritos artigos que divulgam as descobertas de vários estudos científicos, citados nas fontes abaixo, que reforçaram a idéia de que a terapia com ozônio é uma opção maravilhosa para muitas pessoas. Porém, como em qualquer forma de tratamento médico – alternativo ou não – é importante que você entenda os riscos antes de tomar a decisão de usar esse recurso.
Um dos riscos associados a esta forma de terapia é o dano às células do corpo. Alterações na capacidade de substâncias entrarem e saírem das células pode interferir na capacidade do organismo de funcionar efetivamente. Além disso, o uso de ozôniodo ar poluído pode ser tóxico e a injeção de ozônio pode levar a coágulos sanguíneos e outros efeitos colaterais potencialmente fatais.
Embora essas sejam ocorrências raras e nenhum médico recomende o uso intravenoso de ozônio, é importante observar que os benefícios da terapia com ozônio precisam ser estudados um pouco mais antes que a comunidade médica possa decidir definitivamente se deve ou não rotular esse método de tratamento tão seguro.
Tomar a decisão certa para você
A ponderação de todos esses fatores pode ser esmagadora, pois a ozonioterapia não é um tratamento amplamente compreendido ou utilizado. Isso não quer dizer, porém, que não possa fornecer benefícios à saúde.
Muitos profissionais, tanto em práticas médicas alternativas quanto tradicionais, usam a ozonioterapia para ajudar seus pacientes a alcançar um maior grau de bem-estar. Cabem a você conversar com seu médico e determinar se essa é uma boa maneira de atender às suas necessidades de saúde exclusivas.