Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Você sabe como funciona a tabela FIPE? Tire suas dúvidas

A tabela FIPE teve a sua criação realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Além disso, atualmente é a principal referência no mercado de carros novos e também usados. Vale lembrar que também é utilizada como base para que sejam realizados os contratos e seguros.

Você sabe como funciona a tabela FIPE? Tire suas dúvidas
Você sabe como funciona a tabela FIPE? Tire suas dúvidas

Tabela FIPE: entenda como funciona

A tabela FIPE sempre gerou dúvidas nas pessoas e tudo deve-se a dois pontos essenciais: desenvolvimento e discrepâncias. É preciso entender que esse fato faz com que o mercado não entenda corretamente como funciona.

A criação da FIPE foi em 1973 para conseguir auxiliar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Faculdade de São Paulo. E via de regra, o órgão consegue prestar serviços ao governo e também às próprias empresas privadas.

Ou seja, a tabela apresenta o preço médio dos veículos. Sendo assim, já deu para ter uma noção da importância que esse fato tem para todas as partes.

Veja também: Comprar um carro: você conhece todos os custos envolvidos?

Como o índice é calculado?

O índice é totalmente baseado na coleta de preços dos veículos, caminhões usados e as motos do mercado nacional.

Por meio da posse desses valores, os pesquisadores descartam os preços muito altos, baixos e as discrepâncias das estatísticas.

É fundamental entender que os números restantes são sempre utilizados para conseguir criar uma espécie de média. Em seguida, é justamente esse valor que poderá constar para um veículo determinado que estiver na tabela FIPE.

Vale destacar que a tabela é atualizada mensalmente e cada pesquisa pode ser refinada com três pontos:

  • Versão;
  • Motorização;
  • Ano-modelo do carro.

Atualmente esse é o índice que deve prosseguir sendo a principal referência para os lojistas. Ademais, engloba os comerciantes e também os vendedores.

A tabela FIPE serve muito bem como base para cálculo de seguros e também tributos, como o IPVA.

É essencial citar que não é obrigatório seguir ao pé da letra e todos podem vender ou comprar pelos valores que desejarem. A FIPE é apenas uma referência, ou seja, pode ter fatores que a corrijam para cima ou baixo.

Outras questões são essenciais, como estado de conservação do bem e outras diferenças pontuais. Um bom exemplo são as picapes, porque são muito mais valorizadas na região centro-oeste do Brasil.

Por que os valores podem subir?

O valor do veículo é de responsabilidade daquele que vende ou do percentual de lucro que a revendedora deseja. Sendo assim, é fundamental entender isso e evitar ao máximo de achar que a FIPE irá regular os preços.

A realidade é que a tabela é efetiva e indica um valor médio, mostrando que dá para pagar esse valor pelo veículo.

Leia também: Tabela Fipe: Veja a lista dos 10 carros que mais desvalorizam no Brasil

Comments
Loading...