Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Vai comprar ou vender o carro? Saiba como usar a Tabela Fipe

Muitos motoristas que compram seus carros acabam se atrapalhando na hora de revender. Afinal, nem sempre é tão simples saber quanto cobrar por eles depois do uso. É exatamente pra isso que a Tabela FIPE existe.

Aprenda a usar a tabela Fipe e veja quanto vale o carro usado, de todas as marcas e modelos de um jeito simples e fácil.

Vai vender o carro? Saiba como usar a Tabela Fipe
Vai comprar ou vender o carro? Saiba como usar a Tabela Fipe

Como usar a tabela FIPE

Saber quanto vale o veículo no mercado, pode ser bastante fácil com o uso da tabela Fipe.

Afinal, a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) disponibiliza uma tabela com a cotação dos carros, motos, caminhões e micro-ônibus vendidos no Brasil. A lista é feita com base no custo médio de venda dos automóveis similares.

Na hora de vender o seu carro usado, por exemplo, ela pode ser auxiliar muito na definição de preço.

No entanto, a tabela FIPE não define exatamente o preço de um automóvel usado. Afinal, existem outros critérios relacionadas ao estado de conservação que podem valorizar ou desvalorizar o automóvel.

Veja ainda: Comprar um carro: você conhece todos os custos envolvidos?

Como é feito o cálculo da tabela Fipe

A Fundação realiza o levantamento de dados primários da economia e leva em consideração os índices formulados, os preços médios e a quantidade disponível a partir de uma série de variáveis econômicas.

Por isso, a tabela é a forma mais confiável de saber o valor de um veículo, pois ela revela os preços médios efetivamente praticados pelo mercado.

Assim, ela é usada como parâmetro para a negociação junto às concessionárias, lojas e seguradoras.

Variação regional de preço

Existem outras variações relacionadas aos preços praticados. Afinal, em cada região do Brasil pode existir um tipo diferenciado de procura por alguns modelos. E isso pode encarecer determinados veículos em locais específicos.

No entanto, variações muito distintas tendem a ser desconsideradas. Desta forma, a tabela FIPE permanece sendo a melhor maneira de avaliar um automóvel.

Vale lembrar que a tabela não leva em consideração preços de carros comprados por motoristas profissionais, cooperativas de trabalho e por pessoas portadoras de deficiência.

Como consultar a tabela FIPE

Fazer a consulta é simples. Basta acessar o site pelo endereço www.fipe.com.br.

Ao entrar no site, o consumidor verá acima, no cabeçalho da página, um índice no qual precisa clicar.

Em seguida, o cliente é direcionado para uma página onde contém todos os índices de busca relacionados. Basta clicar em “Preço Médio de Veículos” e pronto.

Logo depois estarão dispostas três opções para consulta:

  • Consulta de carros e utilitários pequenos;
  • Consulta de motos;
  • Consulta de caminhões e
  • Micro-ônibus.

Assim, para começar a busca, o cliente deve escolher inicialmente a marca do veículo, depois o modelo, e em seguida o ano de fabricação. Dessa forma, o consumidor terá diretamente na tela o valor médio do veículo.

Importante dizer que consultar a tabela FIPE é um passo importante tanto por quem vende o carro, quanto por quem compra.

Afinal, é preciso saber se o automóvel está sendo comprado dentro do valor justo de mercado. E assim, o motorista possa guardar dinheiro para manutenção preventiva, por exemplo.

Leia mais: Quer comprar um carro zero? Saiba o que analisar antes de escolher

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!