Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Consumo de combustível: vidros abertos ou fechados influenciam? Veja

Com o aumento gradativo dos preços, muitos motoristas buscam alternativas a fim de minimizar o consumo de combustível. Na maioria das vezes, por exemplo, abrir mão do conforto pode fazer toda a diferença na hora de analisar as despesas.

Responsável por esfriar o ambiente do carro deixando-o com a temperatura mais estável, o ar-condicionado tem uma relativa influência quando se trata de consumo. O que muitos não sabem é que algumas práticas, quando exercidas constantemente, podem influenciar diretamente no bolso.

Consumo de combustível: vidros abertos ou fechados influenciam? Veja
Consumo de combustível: vidros abertos ou fechados influenciam? Veja

Aberto ou fechado?

Andar com os vidros fechados poupa mais combustível. Isso ocorre devido à redução de atrito que o carro sofre com o ar. Nos casos em que os vidros não estão abertos, o veículo exerce uma força menor, reduzindo principalmente o consumo de combustível.

Contudo, há casos em que não faz muita diferença se os vidros estão abertos ou fechados. A influência no consumo pode se dar em virtude da velocidade que o carro estiver exercendo no momento da corrida, e não necessariamente do atrito.

Na cidade, o consumo é em torno de 10%. Um gasto bem menor do que trafegar em uma BR, que pode chegar a um consumo de até 20% a mais.

Falando sobre ar-condicionado

Outro ponto que precisa ser mencionado é no que diz respeito ao fato do gás do ar condicionado nunca envelhecer. O que pode haver é uma substituição do mesmo quando acontece algum vazamento.

Dessa forma, para manter um bom funcionamento, deve-se ligar o ar duas ou, no mínimo, três vezes por semana. Assim, o compressor será lubrificado, assim como a pressão do gás refrigerante se manterá regularizada.

As manutenções do ar condicionado são realizadas mediante a verificação da pressão, bem como a limpeza do filtro. Além disso, dentro da cidade, é extremamente necessário manter o reciclo fechado. Assim, evita-se que gases poluentes sejam inalados. Já em uma rodovia, deixe-o sempre aberto, a fim de renovar o ar.

Veja também: Aditivo para combustível: é necessário usar ou não?

Acelerar o carro na descida consome mais combustível?

Sempre que o motorista pisar no acelerador o motor vai necessitar de força e assim aumentará o consumo de combustível. No caso especifico de uma descida, se pisar no acelerador vai gastar mais do que se estivesse sem pisar no pedal, porém vai percorrer a distância em menor tempo.

O que muitos motoristas fazem por desconhecimento ou por achar que estará economizando é colocar o carro em ponto morto durante uma descida. Essa prática não é indicada para nenhum carro.

Leia ainda: Quer economizar combustível? Veja 5 dicas imperdíveis para poupar o seu dinheiro

Comments
Loading...