Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Chevrolet Onix e Onix Joy são separados pela Fenabrave

O Chevrolet Onix é o líder disparado de vendas em todo o país. O carro emplaca tranquilamente mais de 20 mil unidades mês no país. No entanto, depois do lançamento da nova linha Onix, essa supremacia de vendas pode estar ameaçada.

Tudo porque a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) determinou que os carros Onix Joy e Onix deveriam ser contados separadamente, diferente do que acontece hoje. A Chevrolet no entanto, está recorrendo da decisão.

Chevrolet Onix e Onix Joy são separados pela Fenabrave
Chevrolet Onix e Onix Joy são separados pela Fenabrave

A separação do Chevrolet Onix

A Chevrolet decidiu fazer um carro Onix com formas e modelos totalmente diferentes. Assim, para que pudesse se diferenciar o novo do antigo, a Chevrolet decidiu batizar o modelo mais antigo de Joy.

Assim, a Fenabrave explicou o porquê decidiu por essa separação. De acordo com a Federação, a decisão foi tomada pelo fato da empresa separar os modelos dos carros no site. Desta forma, a Chevrolet estaria tratando os carros como modelos diferentes e por isso deveriam ser contabilizados de forma separada.

Além disso, eles teriam recebido a informação da ABRAC (Associação Brasileira de Concessionárias Chevrolet) de que cada modelo teria a sua propaganda separada.

A Chevrolet contesta a decisão tomada pelo órgão, alegando que o Joy continua sendo uma versão do Onix. Sendo assim, explicou a empresa, que no documento do carro iria a descrição Onix Joy. E que por isso, mesmo as divulgações sendo trabalhadas apenas como Joy, o carro continua sendo um Onix.

Dessa forma, a empresa entrou em contato com a Fenabrave pedindo a revisão da decisão. Além deste modelo, a Fenabrave decidiu separar também Joy Plus do Onix Plus. A Chevrolet também está recorrendo.

Veja ainda: Ford Ka Sedan bate Prisma e lidera ranking de vendas da categoria em agosto

Impacto da separação nos números

A Chevrolet vem tentando realizar um plano audacioso. Com o modelo sendo comercializado na China, a ideia da empresa é de se tornar o Onix um dos carros mais vendida no mundo.

Por isso, a empresa vem se importando tanto com essa separação feita pela Fenabrave, já que impacta diretamente nos números da empresa.

Em 2018, a versão antiga do Onix, o Joy representou 30% das vendas do modelo. Desta forma, quando tiramos os 30%, o Onix fica ainda com um número de 147.320 unidades.

Assim, se o objetivo da empresa fosse somente o mercado nacional, essa separação não faria tanta diferença. Afinal, o segundo carro mais emplacado do Brasil, o HB20, teve apenas 105.506.

Leia ainda: Tabela Fipe: veja lista com os 5 carros que menos desvalorizam no mercado

Comments
Loading...