Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Caoa Chery traz o primeiro sedã elétrico do Brasil: Arrizo 5e

A empresa chinesa Caoa Chery traz para o Brasil o Arrizo 5e um sedã 100% elétrico. Hoje a China é o maior produtor e maior mercado consumidor destes tipos de carro. Com isso, o custo de fabricação para eles caiu muito, já que lá essa tecnologia é bem comum. Conheça mais sobre o carro.

Caoa Chery traz o primeiro sedã elétrico do Brasil: Arrizo 5e
Caoa Chery traz o primeiro sedã elétrico do Brasil: Arrizo 5e

Arrizo 5e da Coa Chery

O Arrizo 5e que foi apresentado no salão do automóvel pela Caoa Chery não apresenta grandes diferenças do Arrizo 5 (modelo à combustão). Na verdade, o carro por fora é praticamente o mesmo. Assim, o que diferencia o modelo anterior do elétrico é onde tem a tomada que é fechada.

Deste modo, é fácil perceber que os dois compartilham peças. Isso porque, até a tampa de combustível o modelo elétrico tem. Entretanto, não tem função nenhuma.

De acordo com a Caoa Chery, das 1.288 peças do Arrizo 5e, 974 delas são compartilhadas com o Arrizo 5, com destaque para peças como suspensão, direção e freios. Esta parceria de peças entre os dois modelos acaba facilitando a manutenção, afinal são as mesmas peças.

Ainda falando de similaridades, apesar deste carro ser elétrico, o seu porta malas não perdeu espaço interno de 430 litros. Isso aconteceu porque o conjunto de baterias de 53,5 kWh está localizado no assoalho traseiro.

O motor no entanto está no eixo dianteiro e gera o equivalente a 122 cv de potência e 28,1 kgfm de torque. Já a sua autonomia é de 322 km.

O seu tempo de carregamento é similar ao de outros carros elétricos ou híbridos. Então, vai depender do tipo de carregador que se está utilizando.

Desta forma, em pontos de recarga rápida, é preciso 1 hora para o carro receber uma carga de 80%. Nas wallbox, no entanto, que são carregadores instalados em casa, o tempo de carregamento para atingir a mesma capacidade de carga na bateria é de 8 horas. Já em tomadas residenciais de 20A o tempo de uma carga completa sobe para 20 horas.

Veja ainda: Quais são os carros sedã mais vendidos no Brasil? Confira!

O carro por dentro

O carro traz um visual interno mais tradicional, diferente do que estamos acostumados a ver em outros modelos de carros elétricos.

O seu painel é 100% digital, mas o que chama a atenção é a sua tela de 10”. Assim, esse painel se aproxima em tamanho aos carros da Volvo ou Telas. Mas a proximidade é só no tamanho, pois em resolução fica muito atrás.

Assim, este carro chega ao Brasil com o valor de R$ 159.900,00. Um custo barato quando comparado a carros 100% elétricos, mas ainda acima do que se esperava que a marca trouxesse.

A empresa, no entanto, disse que trará outros modelos elétricos para o Brasil e o que muitos esperam é que eles cheguem a preços mais acessíveis.

Leia ainda: Carros elétricos: conheça os 3 modelos mais baratos do Brasil

Comments
Loading...