Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Comprar um carro: você conhece todos os custos envolvidos?

Para que quem sonha em ter um carro não acorde assustado na hora de pagar os boletos, é preciso lembrar de tudo que entra na conta na hora de comprar um carro.

Afinal, nem só de gasolina o veículo vive.

Por isso, confira agora os principais gastos de um carro e evite descontrole financeiro e endividamento.

Comprar um carro: você conhece todos os custos envolvidos?
Comprar um carro: você conhece todos os custos envolvidos?

Principais gastos de um carro

Existem duas maneiras de comprar um carro: à vista ou financiando.

Muitos motoristas erram justamente por considerar apenas o valor que vão pagar de financiamento, e se esquecem dos outros gastos que terá com o veículo.

E é nesta hora que os gastos se tornam maiores que o previsto e o descontrole financeiro começa a bater à porta.

Por isso, antes de comprar um carro é recomendado levar em consideração todos os custos que o veículo pode trazer. Além de verificar as reais possibilidades que o orçamento oferece.

Leia ainda: Tabela Fipe: Como escolher um carro para comprar? Dicas que vão facilitar a sua vida

Além do financiamento, veja as principais despesas que os motoristas terão ao comprar um carro:

  • Taxas de juros – o motorista deve ter em mente que além de arcar com o valor do veículo, também pagará a taxa de juros em caso de financiamento;
  • Documentação – como todos os veículos precisam estar com a documentação em dia para circularem pelas ruas, contabilizar os gastos com isso é fundamental;
  • Seguro auto – o seguro auto traz uma série de proteções, benefícios e vantagens aos motoristas segurados. Assim, economizar nesse quesito pode trazer sérios prejuízos;
  • Vistoria – as seguradoras costumam exigir uma vistoria no veículo antes do início da contratação do seguro. Estar preparado para estes gastos extras faz com que o motorista não se perca em meio aos pagamentos;
  • IPVA – O IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos, é um dos gastos impossíveis de evitar. Por isso, se preparar para esse gasto antes de comprar um carro é essencial.
  • Combustível – Apesar de ser impossível andar de carro sem que o veículo esteja abastecido, muitos motoristas esquecem de contabilizar os gastos com combustível. Por isso, para uma melhor organização financeira, é preciso que o motorista também inclua esse valor no orçamento.
  • Pneus – De tempos em tempos é necessário fazer a troca de pneus. Afinal, com o tempo, a borracha que mantém o carro em contato com o solo se desgasta, e o preço pago pela troca dos pneus não costuma ser barato.
  • Manutenções mecânicas – Para que o veículo continue funcionando de forma adequada é necessário fazer revisões. Troca de óleo, alinhamento e balanceamento são alguns dos tipos de consertos que podem surgir com o tempo.

Por isso, antes de comprar um carro é recomendado contabilizar todos os gastos. Para que assim, o motorista possa aproveitar seu bem, sem riscos de descontrole financeiro e endividamento.

Veja também: Como vender um carro usado acima da tabela FIPE

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!