Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Comprar carro usado: saiba como não cair nos golpes dos sites de venda

A internet trouxe muito conforto e praticidade para o dia a dia de todos os brasileiros. Afinal, é possível comprar de tudo em site de buscas, onde alguém está vendendo algo que não usa mais ou que deseja se desfazer. No entanto, é preciso observar alguns passos principalmente antes de comprar carro usado para não cair em golpes.

Comprar carro usado: saiba como não cair nos golpes dos sites de venda
Comprar carro usado: saiba como não cair nos golpes dos sites de venda

Como não cair em golpes na hora de comprar carro pela internet

Preço

Desconfie de preços muito abaixo da tabela. Afinal, aquela máxima de que “quando a esmola é demais, o santo desconfia” também vale para esse caso.

Por isso, o melhor a se fazer é avaliar de forma ainda mais criteriosa o carro no qual está interessado. Normalmente, carros muito abaixo da tabela refletem um histórico como:

  • Sinistro
  • Leilão
  • Documento atrasado.

Então, pesquisar mais a fundo antes de comprar carro usado pode ser uma boa maneira de evitar prejuízos futuros.

Leia ainda: Vai comprar o primeiro carro? Veja lista com melhores modelos

Fotos

Por mais que um carro bonito chame atenção de qualquer comprador, é preciso ficar atento pois pode ser uma das maneiras de maquiar defeito maiores.

Afinal, em razão de tratar-se de um carro usado, há de esperar-se que o carro tenha marcas de uso.

Outro fator que vale ser lembrado é que muitos vendedores utilizam fotos que não correspondem aos veículos, atraindo clientes que podem ser ludibriados pelo golpe.

Para facilitar, é recomendado que o cliente veja o carro sempre à luz do dia e onde seja possível identificar com calma o real estado do carro.

Observe informações do anúncio

É comum que o comprador identifique no anúncio informações como “único dono”, “carro de mulher”, “todas as revisões feitas em concessionárias”, entre outras.

Apesar disso, muitas vezes essas informações não correspondem à realidade. Mas, esses dados podem ser facilmente identificados no site do Detran, onde consta boa parte do histórico do carro.

Sinal

Muitos golpistas pedem uma espécie de sinal antes de fechar o negócio. Assim, muitos clientes acabam ficando no prejuízo.

Em outros casos, o próprio motorista faz um depósito na conta indicada pelo vendedor depois de uma conversa pelo telefone, sem nem ao menos ter visto o carro. Desse modo, muitas vezes acabam ficando no prejuízo, sem dinheiro e sem o carro.

Por isso, na hora de comprar carro usado em hipótese alguma é recomendado que o comprador efetue depósitos a título de sinais para o vendedor.

Caso feche o negócio, o mais recomendado é pesquisar sobre o histórico do veículo, fechar a documentação e só então fazer a transferência dos valores.

Contato

Outro sinais de possível fraude é quando o vendedor some no meio da negociação. Afinal, quem está interessado em vender um carro usado bem precisa ter o mínimo de disponibilidade para negociar e mostrar o veículo.

É claro que não estamos falando de uma disponibilidade em tempo integral, 24 horas por dia. Mas, o vendedor sumir por dias pode ser sinais de que algo não vai bem na negociação.

Leia também: Contratar seguro de carro pela internet: É confiável ou não?

Comments
Loading...