Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Carros para PCD: o que é preciso para comprar um modelo adaptado para deficientes?

Muitas pessoas precisam comprar um veículo adaptado para portadores de necessidades especiais, os chamados carros para PCD. Mas, algumas não sabem o que fazer e nem por onde começar. Sendo assim, veja quais são os passos necessários para adquirir o veículo desse tipo. Confira.

Carros para PCD: o que é preciso para comprar um modelo adaptado para deficientes?
Carros para PCD: o que é preciso para comprar um modelo adaptado para deficientes?

Carros para PCD: Quais são os passos para comprar?

Em primeiro lugar, para aqueles que ainda não possuem a habilitação especial é essencial buscar a autoescola. Em seguida, é preciso fazer o exame médico, as aulas e conseguir tirar a CNH com as observações adequadas.

A seguir confira o passo a passo do que é necessário fazer para comprar carros para PCD:

Consiga a isenção do IPI

A isenção do IPI para comprar carros para PCD não demora mais do que 72 horas para ser aprovada ou reprovada. Para consegui-la é primordial que exista um laudo médico descrevendo as seguintes informações:

  • Observações na CNH;
  • Deficiência física.

Dá para conseguir tanto pelo SUS, porém não é simples e a maioria dos médicos nunca fizeram o requerimento. É necessário fazer a solicitação pela internet através deste site.

Outra opção muito interessante é optar por clinicas especializadas. Aqui o processo é muito mais simplificado.

Leia ainda: Vai comprar o primeiro carro? Veja lista com melhores modelos

Busque a isenção do ICMS

A isenção de ICMS nos carros para PCD é referente ao Estado e é essencial atentar-se às regras. Cada Estado tem a sua preferência e pode mudar. Então, é importante sempre acessar os sites para saber o que fazer.

A maioria dos estados oferecem a possibilidade de fazer tudo por meio da internet. Ou seja, não é preciso ir pessoalmente.

O tempo varia, mas em via de regra pode demorar entre 30 e 45 dias.

Efetue o pedido do carro

Depois de estar com as duas isenções (IPI e ICMS), é primordial fazer o pedido do veículo para PCD direto com a montadora. O prazo de entrega depende muito, podendo ser desde dias até mesmo meses, deixando o processo mais lento.

A dica mais importante é esperar e obter as informações antes de iniciar o processo, pois depois a mudança de veículo pode demorar.

Dica especial: cuidado na hora de documentar o veículo

Uma vez o veículo entregue, é a hora de proceder com a documentação. Então, será preciso pedir a isenção do IPVA, o que depende do seu próprio estado.

O fato é que de uma maneira ou de outra, uma dica válida é buscar ajuda profissional para evitar problemas.

Leia ainda: Comprar um carro: você conhece todos os custos envolvidos?

Comments
Loading...