Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Você já ficou sem combustível? Conheça os riscos de ficar na pane seca

Coisa comum é motorista que se distrai, deixa de abastecer e quando menos espera se depara com o carro enguiçado nos lugares mais impróprios. Além da pane seca representar um grande risco de autuação pelo guarda de trânsito, ainda é prejudica diversos componentes do veículo.

Você já ficou sem combustível? Conheça os riscos de ficar na pane seca
Você já ficou sem combustível? Conheça os riscos de ficar na pane seca

Veja os principais riscos de ficar de pane seca

Muitos motoristas deixam para abastecer apenas quando o carro já está com o combustível no final, o que danifica o bom funcionamento do carro, além de aumentar o risco de pane seca.

Para quem não sabe, “pane seca” é quando o automóvel para completamente, diante da total ausência de combustível.

Quando isso acontece, o motorista pode ter uma série de transtornos, como ser multado, parar em locais não seguros e se atrasar para os compromissos, já que nem sempre é possível arranjar combustível.

Afinal, em vias expressas a falta de combustível pode levar os motoristas a precisarem de reboque, gerando ainda mais transtornos e gastos. Mas, os prejuízos ainda podem ir além.

Veja ainda: Está na hora de fazer retífica do motor? Confira os sinais que o carro apresenta

Em caso de pane seca a bomba de combustível injeta combustível sujo para dentro do motor

Além do transtorno de precisar abandonar o carro em qualquer local até encontrar o posto mais próximo, os danos podem sair ainda maiores.

Isso porque a bomba de combustível é a responsável pela distribuição do líquido do tanque para o sistema de alimentação do motor. Com a falta de gasolina ou álcool, ela poderá sobrecarregar o sistema de alimentação do automóvel.

Afinal, o baixo nível de combustível reduz a lubrificação da bomba. Isso pode levar a queima do componente, além do líquido começar a expelir as impurezas do fundo do tanque.

Desta forma, uma bomba de combustível que tem o tempo de vida útil de 80.000 a 100.000 km, poderá se desgastar mais rápido e ter sua vida útil reduzida por isso.

Por isso, faz parte da manutenção preventiva o correto abastecimento do carro com o  combustível indicado no manual do veículo.

Quanto mede o nível de reserva do carro

A quantidade de litros disponível quando o carro entra na reserva pode variar de acordo com o modelo, a marca e o ano de fabricação.

No entanto, de uma forma geral, o nível de reserva costuma variar entre 5 e 10 litros. Ou seja, é pouco combustível para que o automóvel chegue ao seu destino ou ao próximo posto de gasolina.

Por isso, especialistas indicam que o motorista deixe o veículo sempre com o nível mínimo é de ¼ do volume total do tanque.

Afinal, em caso de emergência, o motorista não correrá o risco de ficar na mão com seu carro.

Para garantir que o veículo está com combustível na medida adequada, o recomendado é observar no painel. Em caso de falta, ele indicará a necessidade de reabastecimento.

Caso o painel não informe, será necessário levar o automóvel até uma oficina para verificar o que pode estar ocorrendo. Essa é outra dica para evitar o risco de ficar de pane seca quando menos esperar.

Leia também: Temperatura pode comprometer sistema elétrico do carro. Saiba mais

Comments
Loading...