Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Manutenção: veja 5 barulhos que indicam problemas com o carro 

Quando um carro está com algum problema, ele apresenta sinais assim como os seres humanos. Por isso, é aconselhado observar os sintomas como barulhos e ruídos que o carro pode apresentar a fim de verificar o que pode estar ocorrendo e qual o tipo de manutenção mais indicado. Confira!

Manutenção: veja 5 barulhos que indicam problemas com o carro 
Manutenção: veja 5 barulhos que indicam problemas com o carro

5 barulhos que ajudam a identificar falta de manutenção e problemas com o carro

Apesar do carro não poder se expressar, é possível identificar possíveis problemas com o carro em algumas situações. Veja!

1. Falhas nos amortecedores

Quando os amortecedores precisam de manutenção, o carro apresenta trepidações constantes e é possível notar uma perda na estabilidade do veículo.

Além disso, o barulho relacionado a esse problema se caracteriza por um tipo de “toc-toc”, principalmente quando o carro passa por um buraco ou lombadas.

Outros sons estranhos que surgem ao esterçar (mover para direita ou para a esquerda), o volante, também indicam falha nos amortecedores.

Caso isso aconteça é sinal de que é preciso levar o carro até uma oficina especializada e fazer a manutenção do componente.

Veja ainda: Está na hora de fazer manutenção na suspensão do carro? Confira os sinais

2. Pneus danificados ou com desgaste irregular

Se ao dirigir o motorista ouve som de ventilador em um das rodas, pode ser um indicativo de que o pneu precisa ser substituído.

Nesse caso, é recomendado observar se há o desgaste do item ou qualquer outra anomalia, como:

  • possíveis desgastes na banda de rodagem (a parte que fica em contato com o solo),
  • sulcos irregulares, quando a borracha foi mais consumida de um lado que de outro,
  • caroços ou bolhas que podem ter se formado em impactos e estão causando o barulho.

3. Falta de manutenção no ar-condicionado

Outro problema que indica que está na hora de fazer uma manutenção corretiva é o barulho ao ligar o ar condicionado.

Neste caso, possível ouvir um ruído contínuo ao fundo, o que pode indicar que o compressor desse componente está com problemas.

As principais causas desse sintoma são a:

  • Falta de toque no compressor
  • tubulação de gás em atrito com os demais componentes
  • excesso de gás no compressor.

Por isso, caso o veículo apresente esses ruídos, o recomendado é levá-lo a um oficina especializada para um diagnóstico mais preciso.

4. Falta de água no radiador

Eventualmente é possível ouvir barulho de vazamento de água. Nesses casos, o indicado é observar se o vazamento é do radiador. Afinal, a falta de água no radiador é um problema grave que pode causar o aquecimento do motor e gerar grandes prejuízos.

Por isso, ao ouvir um barulho de vazamento é importante levar veículo o quanto antes para uma avaliação com o mecânico de confiança.

5. Tensão da correia dentada

Outro barulho que indica a necessidade de manutenção corretiva no carro é um ruído contínuo que vem do motor. Desse modo, a causa pode estar relacionada à perda de tensão de correia dentada.

Então, é recomendado que o motorista esteja atento e leve o automóvel para avaliação. Caso o problema não seja reparado, pode gerar desgaste e problemas ainda maiores, cujo conserto não é tão barato.

Leia também: Manutenção preventiva: veja como cuidar do alternador do carro

Comments
Loading...