Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Manutenção: quando é preciso limpar o tanque de combustível?

O tanque de combustível é responsável por armazenar o fluido do automóvel. Sendo assim, percebe-se o quão importante esse item é para um veículo. Por isso, também é necessário fazer a limpeza do tanque, tendo em vista que o componente contribui diretamente para o bom desempenho do carro. E no caso de acumular sujeira, a atenção tem que ser redobrada.

Manutenção: quando é preciso limpar o tanque de combustível?
Manutenção: quando é preciso limpar o tanque de combustível?

Tanque de combustível precisa ser limpo

Os tanques de combustível fabricados em tempos atuais são feitos de plástico. Devido ao contato com o combustível, no decorrer do uso o material corrói por dentro fazendo com que o resíduo liberado fique preso nas paredes do item.

Desta forma, a sujeira é levada pelo combustível poluindo outros componentes, como filtro, bico injetor, TBI e velas de ignição, o que pode até fundir o motor. Em alguns casos, mesmo com as tecnologias mais avançadas para a produção de combustíveis, é necessário realizar esse procedimento.

Combustíveis adulterados são os principais causadores de borras nos tanques de combustível. Dessa forma, tal situação influencia diretamente no consumo do automóvel, chegando a ocasionar mais gastos, principalmente por não estar trabalhando corretamente.

Com isso, o veículo necessita acelerar cada vez mais, aumentando gradativamente a queima do combustível, além de deixá-lo com dificuldades para transitar.

Quando o carro começar a falhar e ‘engasgar’, por exemplo, significam que a peça precisa ser trocada. Além disso, uma luz vermelha ou amarela da injeção acende no painel do carro indicando que há algum problema.

Leia também: Está na hora de fazer retífica do motor? Confira os sinais que o carro apresenta

Processo de limpeza

Após constatada as sujeiras no tanque de combustível, o procedimento de limpeza do item não requer muito mistério. Após removê-lo, retira-se todo o fluido para ser feita uma lavagem interna com produtos especiais. Em seguida, são substituídos tanto o filtro de combustível, quanto as velas de ignição e bico injetor.

Contudo, é extremamente importante que o serviço seja feito apenas por oficinas especializadas no assunto, a fins de evitar possíveis problemas.

Infelizmente não há como prever quando um tanque de combustível acusará irregularidades, porém algumas medidas podem ser tomadas a fim de evitar problemas futuros. Sendo assim, deve-se abastecer em postos de combustíveis de confiança, bem como olhar sempre a qualidade do material que está sendo colocado diretamente no carro.

Se o veículo começar a apresentar falhas após abastecer, nunca deve-se hesitar em procurar uma oficina especializada no assunto. Quando não resolvido, um pequeno defeito pode se estender, causando prejuízos maiores.

Leia ainda: Manutenção: veja lista de itens importantes para verificar periodicamente

Comments
Loading...