Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Manutenção: 5 sinais de que está na hora de trocar o óleo do carro

Estar atento à troca do óleo do carro é imprescindível para a manutenção do veículo. Afinal, o óleo é responsável pela lubrificação e refrigeração de peças internas do motor. Sem a troca desse item, o automóvel pode ter o funcionamento comprometido e gerar prejuízos financeiros com manutenções bem mais caras.

Por isso, veja os sinais que está na hora de trocar o óleo do carro.

5 sinais de que está na hora de fazer a manutenção e trocar o óleo do carro
5 sinais de que está na hora de fazer a manutenção e trocar o óleo do carro

5 maneiras de saber que está na hora de fazer manutenção e trocar o óleo do carro

Para saber qual a hora certa para trocar o óleo do carro, o motorista pode observar os sinal que o próprio veículo dá nesses casos. Veja:

Nível baixo de óleo

Quando o nível do óleo fica abaixo do recomendado significa que ele ficou tempo além do devido em operação no motor. Então está na hora de fazer a manutenção preventiva e trocar o óleo do carro.

Óleo sujo por falta de manutenção

Além do óleo ficar abaixo do nível, muitas vezes o líquido apresenta uma coloração escura, até a cor negra.

Nesses casos, é recomendado fazer a substituição o quanto antes pois o óleo já não está mais cumprindo seu papel com eficiência. Com o tempo, o item perde as propriedades necessárias para o bom funcionamento do automóvel.

Leia ainda: Manutenção veicular: Veja como não cair em golpes de falsos mecânicos

Manutenção pela quilometragem

Quanto maior a quilometragem, maior a necessidade da troca do óleo do carro. Afinal, é preciso garantir que o automóvel possua um sistema de refrigeração em dia. Assim, o motorista pode evitar gastos maiores com conserto de peças.

Dessa forma, caso o carro não chegue a rodar 1.000 quilômetros mensais, a troca do óleo deve ocorrer a cada 10mil km ou uma vez ao ano, o que ocorrer primeiro.

Luz indicativa de óleo

Atualmente, muitos veículos possuem luz de alerta que acende em caso de necessidade de trocar o óleo do carro em razão de nível baixo ou sujeira.

Por isso, ficar atento às luzes que acendem no painel também é uma maneira eficaz de deixar a manutenção preventiva do carro sempre em dia.

Luz para checagem do motor

Outras luzes também podem acender em caso de mau funcionamento do motor, devido ao  nível do óleo estar baixo ou saturado.

Nesses casos, a luz de verificação do motor costuma ficar ativa uma vez que a condição do óleo afeta no desempenho do motor diretamente.

Por isso, é sempre válido observar os sinais que o veículo apresenta. Assim, é possível prever se está na hora de fazer a manutenção preventiva e substituir o óleo do motor antes que o carro tenha problemas mais graves.

O que acontece com o carro se não substituir o óleo

Caso a troca do óleo não ocorra com a manutenção preventiva, o carro motor do carro pode ser prejudicado. Por consequência ele pode travar, fundir, bater, arriar.

Ou seja, caso o óleo não seja trocado da maneira correta, o motor do carro pode ser tão prejudicado, que será necessário fazer uma retífica do motor. Tal procedimento custa uma verdadeira fortuna se comparado a uma simples troca de óleo.

Tudo isso pode ser evitado através da manutenção preventiva. Ela impede o desgaste nas partes do motor causado pela falta de lubrificação.

Leia mais: Veja 9 maneiras de fazer manutenção no motor do seu carro

Comments
Loading...