Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Manutenção: 4 dicas para manter os bancos do carro sempre limpos e em dia

Quem tem carro sabe que manter os bancos do carro em dia é sempre um desafio. Afinal, é preciso cuidado para não derramar líquidos que prejudiquem a aparência dos bancos e ainda evitar que eles fiquem manchados com marcas de uso. No entanto, algumas soluções caseiras prometem facilitar a vida dos motoristas. Confira!

Manutenção 4 dicas para manter os bancos do carro sempre limpos e em dia
Manutenção 4 dicas para manter os bancos do carro sempre limpos e em dia

Como manter os bancos do carro sempre limpos em 4 passos

Limpeza periódica

Limpar os bancos do carro frequentemente evita o acúmulo de sujeiras que, com o tempo, podem se tornar mais resistentes e se transformar em manchas.

Por isso, é recomendado fazer uma higienização rápida dos assentos, sejam eles de couro ou estofado, pelo menos uma vez por semana.

Nessa limpeza, é importante utilizar aspirador de pó ou uma escova para remover o pó e as migalhas de comida.

Em seguida, o ideal é passar uma esponja umedecida com água e um pouco de detergente neutro sobre os bancos.

Veja também: Está na hora de fazer manutenção na suspensão do carro? Confira os sinais

Solução caseira

Para complementar a limpeza e torná-la ainda mais eficaz, o motorista pode tirar uma vez no mês para dar uma geral no carro, com uma limpeza mais pesada.

Nesse dia, o motorista pode preparar uma solução e utilizá-la para higienizar os assentos do veículo. Basta misturar os seguintes ingredientes em uma bacia:

  • 500 ml de água
  • 1 colher de amaciante
  • 1 colher de bicarbonato de sódio
  • ¼  xícara de álcool

Para aplicá-lo, você pode usar tanto uma flanela, quanto uma escova. Vale lembrar que essa solução também pode ser utilizada nos bancos de couro para deixá-los hidratados e com a aparência de novo.

A limpeza promete deixar o carro limpo e com um cheiro muito agradável.

Ter um kit limpeza

Ter um kit limpeza no carro pode ajudar bastante em caso de emergências. Afinal, apesar do motorista fazer de tudo pra manter os veículos sempre em ordem, algumas vezes imprevistos acontecem, como no caso de alguém passar mal.

Neste caso, um paninho pode ser a salvação para que a sujeita não entranhe dentro do estofado e a limpeza fique ainda mais difícil de ser feita.

Então, a dica é sempre levar dentro do automóvel alguns itens, como:

  • lenços umedecidos,
  • uma escova e
  • um pano ou flanela.

Não utilize capas

Apesar de parecer eficiente, a capa retém poeira e suor, e aumenta a umidade por debaixo da capa. A consequência disso é o risco de mofo e mau cheiro.

No entanto, se os bancos do carro estiverem com furos e não seja possível revesti-los, talvez a saída seja realmente colocar uma capa.

Neste caso, a recomendação para evitar os problemas causados pela umidade é a impermeabilização do banco antes de colocar a capa.

Leia ainda: Como fazer a manutenção veicular e ter o carro sempre novo

Comments
Loading...