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Rodas de liga leve ou calota: saiba quais são as vantagens e desvantagens de cada item

De um lado, concessionárias e lojas de acessórios afirmam: as rodas de liga leve são o segundo item mais desejado por proprietários de veículos, perdendo apenas para o rádio e o ar-condicionado.

Do outro, aqueles que não abrem mão do tradicional no mercado automotivo, e preferem as rodas de aço com calota. Mas, você sabe de fato quais são as diferenças, vantagens e desvantagens sobre esses dois modelos de roda? Confira.

Rodas de liga leve ou calota: saiba quais são as vantagens e desvantagens de cada item
Rodas de liga leve ou calota: saiba quais são as vantagens e desvantagens de cada item

Rodas de liga leve e sua composição

As rodas de liga leve possuem, em sua composição, uma combinação de alumínio e silício, a fim de oferecer mais resistência e leveza para as rodas. Por serem mais leves, há uma redução no desgaste das pastilhas de freio, da suspensão e até no consumo de combustível.

A parte em alumínio auxilia na redução do peso da roda, enquanto que o silício ajuda no aumento da resistência da peça, deixando-a tão forte quanto uma roda de aço.

Rodas de liga leve têm desvantagens?

Não. Porém um problema bastante comum no que diz respeito são os buracos nas estradas.

Isso porque, ao cair em um buraco, a roda acaba empenando. Além disso, caso o condutor não tenha controle da direção no momento, ele pode até perder o controle do veículo, pondo em risco a sua vida e a dos demais passageiros.

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Manutenção e custo-benefício

Em alguns casos não há a necessidade da troca da peça. É feito um restauro bastante preciso, onde troca-se a pintura e corrige as imperfeições que são notáveis a olho nu.

Em média, um jogo de rodas de alumínio pode ser adquirido por valores que partem de R$ 1.300, a depender do aro do automóvel. Já a manutenção sai a partir de R$ 40, com variação dependendo do estado da roda.

Optei por calota; o que devo saber?

Por ser mais em conta e ter uma proposta estética atrativa, as calotas caem no gosto dos motoristas. Elas também protegem os pneus de danos na parte metálica contra batidas, pequenas pedras e da própria erosão provocada pelo tempo de uso. Bastante vantajoso, não? Mas, ainda sim, vale atentar-se quanto ao funcionamento.

Ao ouvir qualquer barulho estranho, pare o carro e refaça a manobra, estacionando-o corretamente. Confira se houve algum dano nos pneus.

Se houve algum dano às calotas, não esqueça de retirar a peça, guardar e levá-la para alguma oficina de reparo. Dessa forma, vale lembrar que a segurança é a palavra de ordem.

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