Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

- Publicidade -

Tudo o que você precisa saber sobre Serasa

Confira essas dicas incríveis sobre o Serasa.


Atenção: Siga o Diário Prime no Google News e assine nosso Canal no You Tube!

Nesta segunda-feira (04) o Diário Prime vem trazer dicas imperdíveis que você precisa precisa saber sobre a Serasa. Todos já ouviram falar sobre ela, porém muitas dúvidas ainda são muito comuns. Tire aqui suas dúvidas sobre a Serasa.

O que é Serasa e como funciona?

Centralização de Serviços dos Bancos (Serasa) é uma empresa brasileira privada, porém com caráter público. Sua principal função é reunir informações sobre pessoas tanto físicas quanto jurídicas que estão com dívidas financeiras e, com essas informações, fazer pesquisas e análises.

A Serasa é um grande gerenciador de um banco de dados com as informações de todas as pessoas e empresas que têm dívidas financeiras, ou seja, que têm ”o nome sujo” em comércios ou bancos.

Criada por instituições financeiras e bancos, a Serasa Experian, tem como objetivo centralizar as informações de todos os devedores do país. Assim, quando lojas e bancos forem solicitadas para ceder crédito ao indivíduo, saberão se tal solicitante é ou não um bom pagador.

Para ter acesso a esse banco de dados, as lojas e bancos pagam um determinado valor à Serasa. Assim, eles saberão se o cliente que solicita crédito em tal estabelecimento, não tem dívidas em outros locais.

CPF no Serasa/Fonte: Serasa
CPF no Serasa/Fonte: Serasa

Leia ainda: Valor de salário mínimo deveria ser R$ 3.856,23: saiba porquê não é!

Caso o nome do solicitante estiver no banco de dados da Serasa, ele só conseguirá o crédito desejado ao quitar a dívida anterior, fazendo com que seu nome seja excluído da lista da Serasa.  O nome da pessoa ou empresa deve sair da lista em até cinco (05) dias úteis após a regularização da dívida.

A Serasa só pode manter as informações de tal empresa ou pessoa apenas por cinco (05) anos ou até que o indivíduo pague sua dívida. Então, depois dos cinco anos, o nome do cliente só constará em tal lista se ele tiver feito novas dívidas.

Qual a diferença entre Serasa, Boa Vista e SPC?

Muitos não sabem, mas Serasa, Boa Vista e SPC são empresas com serviços totalmente diferentes. Cada uma delas têm seu próprio banco de dados com as informações financeiras de cada consumidor. Ou seja, o indivíduo pode ter o nome na lista de uma empresa, mas não nas outras, ou vice-versa.

Cada uma dessas empresas são patrocinadas por associações diferentes. Assim, elas concentram um tipo de informação sobre o consumidor. Por exemplo, enquanto a Serasa é parceira de bancos e concentra seus serviços nos clientes de bancos, o SPC e Boa Vista são parceiras das lojas concentrando informações dos consumidores destas.

Confira também: Bancos oferecem Cartão de Crédito para negativados sem consulta ao CPF

Entenda: As três empresas trabalham com os dados dos consumidores negativados tanto em bancos quanto em lojas. A diferença é que, por serem patrocinadas por associações distintas, elas concentram atenção a tais informações dos negativados dessas associações.

Como consultar o CPF no Serasa gratuitamente?

Sabemos que em diversos órgãos pode-se consultar o CPF no Serasa. Entretanto, esses órgãos cobram um valor um pouco alto para fazer essa verificação. Porém há formas de fazer essa consulta de graça e aqui vamos apresentar duas dessas formas.

Consulta de CPF no Serasa/Fonte: Serasa
Consulta de CPF no Serasa/Fonte: Serasa

Um site em que o indivíduo pode consultar seu CPF no Serasa de maneira fácil e gratuita é o Consumidor Positivo. Nele o indivíduo preenche um cadastro com seus dados pessoais corretamente. Logo depois, faz o login e tem as informações do seu nome no Serasa.

O site Serasa Consumidor também é outro lugar onde o cliente pode verificar seus dados nessa empresa. Além de ser gratuito, ele ainda disponibiliza o aplicativo que você baixar no seu aparelho tanto android quanto IOS.

 

 

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!