Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

- Publicidade -

O que acontecerá com o Bolsa Família no Governo Bolsonaro?

Saiba o que Jair Bolsonaro pensa sobre esse benefício.


Atenção: Siga o Diário Prime no Google News e assine nosso Canal no You Tube!

Com a posse de Jair Bolsonaro à presidência do Brasil em 2019, todos se perguntam o que irá acontecer com o programa do Bolsa Família, já que em entrevista Bolsonaro disse ser contra o assistencialismo e as cotas. Porém, hoje, sexta-feira (15), o Diário Prime vem esclarecer as dúvidas de tudo o que acontecerá com o Bolsa Família no Governo Bolsonaro.

Bolsa Família/Fonte: Reprodução/Ilustrativa
Bolsa Família/Fonte: Reprodução/Ilustrativa

O que é Bolsa Família?

O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que ajuda famílias de baixa renda com certa quantidade de dinheiro para elas se manterem bem alimentadas e vestidas. Criado no Governo Lula em 20 de outubro de 2003, o programa tem como objetivo auxiliar no sustento de famílias que ganham um salário mínimo ou menos.

O Bolsa Família não foi uma criação original do ex-presidente Lula, mas sim uma junção e ampliação de outros programas de auxilio social que já existiam antes de seu governo. Lula pegou programas do Governo Fernando Henrique Cardoso e dele próprio para criar o Bolsa Família. São eles:

  • Cadastro Único do Governo Federal;
  • Bolsa Alimentação;
  • Bolsa Escola;
  • Programa Auxílio-Gás;
  • Fome Zero.

Saiba mais: Quer saber mais sobre o Bolsa Família? Tire suas dúvidas

Bolsonaro é contra o Bolsa Família? Bolsonaro vai cortar o Bolsa Família?

Bolsa Família /Fonte: Reprodução
Bolsa Família /Fonte: Reprodução

Todo ano de eleição faz com que os brasileiros fiquem apreensivos em relação ao fim do Bolsa Família. Ainda mais quando o candidato mais forte diz que, em seu Governo, o programa sofrerá fortes mudanças. Foi o que Bolsonaro disse em entrevista nas eleições de 2018. Segundo ele próprio, seu Governo traria mudanças significativas para o Bolsa Família.

Claro que isso trouxe dúvidas aos que recebem o benefício. Da forma com que o atual presidente se pronunciou a cerca do Bolsa Família, deu a entender que o programa teria o seu fim programado para 2019. Segundo Bolsonaro, um terço daqueles que recebiam o auxílio era uma fraude à Justiça, já que antes de receber o auxílio, a família passa por uma análise para saber se de fato necessita da ajuda ou não. E essas fraudes eram aqueles que recebiam o benefício sem necessitar dele realmente.

Lembrando que em julho de 2018, no Governo Michel Temer, houve o chamado pente-fino, que cortou o benefício a cerca de 5,2 milhões de pessoas que não se encaixavam nos padrões de famílias de baixa renda. Ou seja, Bolsonaro não é contra o Programa Bolsa Família, mas sim contra aqueles que o recebem de forma injusta, sem nem precisar de tal benefício. Então, ao contrário do que muitos pensam, ele não cortará o Bolsa Família.

As verdadeiras mudanças do Bolsa Família no Governo Bolsonaro

Bolsonaro/Fonte: Instagram
Bolsonaro/Fonte: Instagram

Jair Bolsonaro não irá destruir o Bolsa Família, mas como prometido irá trazer mudanças no programa. Para provar que não é contra o Bolsa Família, ele até defendeu o programa dizendo: “Vamos deixar claro: nossa meta é garantir, a cada brasileiro, uma renda igual ou superior ao que é atualmente pago pelo Bolsa Família”. Bolsonaro ainda disse que o programa foi uma inspiração de “pensadores liberais, como Milton Friedman”.

CALENDÁRIO DO BOLSA FAMÍLIA AQUI

 A primeira mudança citada por Bolsonaro ao programa será a de implantação de 13º Salário em 2019. O pente-fino continuará, de forma que a Justiça seja implantada. Também será feito um reajuste no valor do Bolsa Família recebido pelas famílias de extrema pobreza. Novas regras para o recebimento do benefício também foram implantadas. Todas as mudanças foram atribuídas ao Bolsa Família para que haja uma melhora na qualidade de vida dos brasileiros que dependem de tal benefício para sobreviver, principalmente na crise.


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!



Comentários
Loading...