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Noite mal dormida? Conheça os 5 alimentos que atrapalham o sono e fuja deles!

Uma noite mal dormida pode ter muita relação com o que você come na última refeição do dia, você sabia? Por exemplo, alguns alimentos, podem deixar você mais acelerado, enquanto outros atrapalham o estado do sono reparador, aquele mais profundo. Aí, não dá outra: ao acordar, você ainda se sente cansado e muito mau humorado.

Então, por essa razão, que vale a pena ficar mais atento ao que está colocando no prato do jantar ou na última refeição do dia. Listamos abaixo, 5 tipos de alimentos que você deve evitar, para não ter uma noite mal dormida.

Leia também: Chás que ajudam a relaxar e dormir bem: melhore a saúde do seu sono com essas 5 dicas

5 alimentos que prejudicam seu sono e causam noite mal dormida

Noite mal dormida
Dormir a noite toda faz bem para toda a saúde

Antes de mais nada, saiba que os 5 tipos de alimentos abaixo podem atrapalhar o sono. No entanto, se noites mal dormidas têm sido constantes na sua vida, vale tirá-los do cardápio da noite. Confira as dicas então:

Alimentos que atrapalham o bom sono

Café e chás com cafeína

Todo mundo sabe que o café é o inimigo número 1 do sono. Mas, nem sempre lembramos, que outras bebidas e alimentos também contém cafeína, que é um estimulante. “É comum tomarmos um chá para relaxar. Mas, atenção, pois chá preto, chá mate, chá verde, o matchá, chá branco e o chimarrão também são ricos em cafeína”. Não devem ser consumidos próximos ao horário de dormir.

 Açúcar

Sabe aquela visita à geladeira logo antes de ir para a cama para comer um docinho? Evite! O açúcar é responsável por aumentar o índice glicêmico, ou seja, a velocidade na qual a glicose entra na corrente sanguínea. “Isso causa um pico de energia, seguido de queda após 30 a 60 minutos da ingestão, podendo prejudicar o sono, causar ansiedade e estimular a fome noturna”.

Álcool

Aqui tem uma pegadinha muito comum: acreditar que tomar bebidas alcoólicas à noite induzirá a relaxamento. “Na verdade, dependendo da quantidade, o efeito pode ser o contrário, pois o álcool aumenta o fluxo sanguíneo do organismo e ativa o sistema nervoso central”. Então, pode ser um falso relaxamento.

Alimentos gordurosos e ácidos

Agora, especialmente para quem costuma ter azia e refluxo, frituras, empanados, biscoitos recheados e salgadinhos devem ser evitados. “A gordura retarda o esvaziamento gástrico e, por isso, deixa a digestão mais lenta”.

Carne vermelha

Comer um filé mignon no jantar não vai impedir você de ter uma boa noite de sono. Mas, se esbaldar em um churrasco, por exemplo, pode, sim, causar insônia. “A digestão da proteína, especialmente a da carne vermelha, é muito lenta, o que prejudica a fase de sono reparador. No final do dia, recomenda-se peixe e frango”.

Por fim, confira 10 dicas para dormir melhor

  • Respeitar o horário de ir dormir;
  • Desligar a TV e outros aparelhos;
  • Ler antes de dormir;
  • Criar um ambiente escuro (com luz própria para acalmar);
  • Cochilar depois do almoço;
  • Praticar exercício regularmente;
  • Evitar tomar café 6h antes de dormir;
  • Tomar um chá relaxante antes de dormir;
  • Usar óleo essencial relaxante;
  • Manter o silêncio e o conforto.

Leia ainda: Cortes de cabelo em alta 2020: mude o visual e sua autoestima

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