Mais Lidas

Todo mundo comentando

Como fazer arroz: aprenda a cozinha de forma diferente nessa quarentena

Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

Como fazer arroz – Um dos alimentos mais consumidos e presentes na mesa do brasileiro, o arroz é indispensável para a grande maioria das pessoas, sendo consumido todos os dias. Além disso, ele pode ser feito com inúmeros ingredientes e pode acompanhar diversos pratos.

Como fazer arroz: aprenda técnicas para não errar
Como fazer arroz: aprenda técnicas para não errar

Dicas de como fazer arroz

Apesar de existirem diversos tipos de arroz, como o branco, o integral, o parboilizado, entre outros; a preparação em geral costuma ser semelhante, o que pode ser modificado o tempo necessário para cozimento, por exemplo.

De qualquer maneira, aprender como fazer o alimento não é uma tarefa complicada. Porém é necessário observar pontos importantes, como:

  • Lavar o arroz – algumas pessoas acreditam que devem, obrigatoriamente, lavar os grãos. No entanto, a regra se aplica somente ao tipo que é vendido sem ser lavado ou se a pessoas sentir a necessidade em lavar. Portanto, ao lavar, é necessário retirar toda a farinha que ele solta durante a lavagem;
  • Refogar – Para conseguir um melhor cozimento, esse passo é fundamental, pois ao refogar o arroz (utilizando algum tipo de óleo, sal, alho, cebola picada, etc.) o calor auxilia na diminuição do contato do amido com a água;
  • Colocar água – depois de refogar é recomendado colocar a água na panela de modo que ela seja suficiente para o cozimento dos grãos e que esteja fervendo. A medida correta da água em relação à quantidade de arroz é que para cada xícara, é necessário duas xícaras de água.

Depois desses passos básicos, os grãos  vão começar a absorver a água até cozinhar completamente.

No entanto, algumas coisas precisam ser feitas para que o processo de cozimento aconteça corretamente.

Leia mais: Como fazer vídeo chamada com várias pessoas?

Recomendações na hora de fazer arroz

Durante o cozimento, é preciso evitar mexer o arroz de forma constante enquanto a água não foi absorvida e evaporada.

No entanto, para acelerar o processo de cozimento, a tampa da panela deve estar sempre fechada, mas só quando a quantidade de água diminuir, pois com a tampa fechada, o excesso de água pode derramar.

Logo quando a água secar deve-se desligar o fogo e conferir se o alimento está pronto, com os grãos cozidos.

Veja também: Como fazer máscara de tecido