Forças ocultas? Regina Duarte fala sobre venenos nas redes sociais

0
5
Regina Duarte - Foto: Reprodução do Instagram
Regina Duarte - Foto: Reprodução do Instagram

Nesta madrugada (23), Regina Duarte publicou um longo texto em seu Intagram, basicamente para reclamar das críticas que vem recebendo e coloca como principal meio, as redes sociais.

“O que me causa espanto, isto sim, é a total ausência de substância das sentenças condenatórias que me dirigem na praça pública das redes sociais (…). Elas vicejam apenas no terreno pantanoso da maledicência.”, disse Regina Duarte.

Confira: Solange Almeida é atacada por haters, confira a atitude da cantora

A partir desse contexto, dois pontos de vista podem ser levantados. Primeiro: a população não tem conhecimento suficiente para embasar suas críticas e provavelmente, parte da culpa se deve à qualidade da educação que o governo vem oferendo ao longo de décadas. Segundo – o defendido por Regina: há grupos organizados agindo nas redes sociais querendo sobrepor seus interesses por meio de ideias que influenciam a opinião dos internautas:

“Recuso-me a adentrar essa arena onde meus pretensos algozes se movimentam com desenvoltura. (…) Não acredito que a campanha insidiosa que mirou a minha cabeça e o meu coração tenha tido um componente de ordem pessoal. Com o Brasil irremediavelmente polarizado, o posto de projeção que ocupei parece ter servido de instrumento a enfurecidos gladiadores entrincheirados nos dois extremos do espectro político. (…) Tenho sido criticada à esquerda e à direita (…)”, explicou a secretária.

“Dito isso, não será o veneno destilado nas redes sociais que me fará silenciar nem renegar amor à minha pátria.”, concluiu Regina Duarte.

Além das redes sociais, a secretaria também expôs sua opinião sobre a imprensa: Num país que tivesse nas comunicações uma elite pensante que não optasse pelo “quanto pior, melhor”, esse era o trabalho que deveria estar sob os holofotes da opinião pública – nunca a minha pessoa.”

Veja: Apaixonante: Cid Moreira, 92 anos, youtuber e instagrammer

View this post on Instagram

( continuação do post anterior ) “… Tenho sido criticada à esquerda e à direita, o que me coloca numa posição intermediária dessa régua imaginária. Não é um lugar de conforto. Sei disso porque foi onde sempre estive, independente das circunstâncias. Nos anos 80, na pele da Viúva Porcina e integrante do elenco da novela “Roque Santeiro”, enfrentei a censura nos primórdios da redemocratização. Fui aplaudida. Duas décadas mais tarde, não me abstive de alertar a sociedade sobre a ameaça que representaria para o país um governo de matiz notoriamente socialista. Fui vaiada. O que mais lamento é a insistência em querer separar os brasileiros, enquadrando-os em bastiões irreconciliáveis. Lamento não por mim, vítima da vez dessa escaramuça empobrecedora. Lamento pelo Brasil. Amo meu país, sim, e tenho deixado isso sempre bem claro, a ponto de, numa recente entrevista à TV, ter cantado a conhecida marchinha dos anos 70, que fala de “todos ligados na mesma emoção”. Nada a ver com defesa da ditadura, como quiseram alguns, mas com o sonho de brasilidade e união que venho defendendo ao longo de toda a minha vida. E me desculpo se, na mesma ocasião, passei a impressão de que teria endossado a tortura, algo inominável e que jamais teria minha anuência, como sabem os que conhecem minha história. Dito isso, não será o veneno destilado nas redes sociais que me fará silenciar nem renegar amor à minha pátria. O que mais me dói é ver o Brasil à mercê de uma ignóbil infodemia, termo cunhado para designar a pandemia de informações tendenciosas em que conta o viés de quem as veicula e não o factual isento, não a verdade. O país precisa de uma política cultural que transcenda ideologias. Foi isso o que tentei colocar de pé quando acedi colaborar diretamente com o governo federal. Num país que tivesse nas comunicações uma elite pensante que não optasse pelo “quanto pior, melhor”, esse era o trabalho que deveria estar sob os holofotes da opinião pública – nunca a minha pessoa.” Regina Duarte Atriz e Secretária Especial da Cultura.

A post shared by Regina (@reginaduarte) on

Leia também: Sandra Annenberg divulga triste notícia e internautas mostram como estão lidando com a realidade

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here