Networking: construa conexões poderosas e garanta portas abertas

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Networking: construa conexões poderosas e garanta portas abertas
Networking: construa conexões poderosas e garanta portas abertas

Networking é mais do que apenas colecionar contatos. A palavra inglesa aponta, efetivamente, para a capacidade de criar e nutrir uma rede de pessoas com quem você pode contar. Sócios, clientes, parceiros, investidores, todos eles chegam até você por meio de conexões. Sair do trabalho para tomar uma cervejinha, um café, participar de happy hour, confraternizações com outras pessoas. Todas essas são atitudes extremamente importantes, que fazem parte de ótimos hábitos que ajudam você a se conectar com pessoas e ideias. Tais ações podem ampliar sua visão de mundo — e, desse modo, enxergar a si mesmo e seu próprio negócio, por outro ângulo, com outra perspectiva. Veja mais.

Networking e o seu valor estratégico

Networking: construa conexões poderosas e garanta portas abertas
Networking: construa conexões poderosas e garanta portas abertas

Enxergar o valor estratégico de um bom networking vai te ajudar a conquistar novos clientes, se conectar a investidores, validar sua ideia com especialistas e, sobretudo, ser ajudado nos desafios do seu negócio.

Carlo Borelli, empreendedor no ramo de cafeterias e bistrôs, costuma contar uma história que representa bem esse poder que a rede tem de abrir novos canais.

No caso do Bija, bistrô que ele construiu, uma conexão com um amigo o ajudou a arrumar uma sócia para o negócio.

“Marquei um encontro com um amigo da época de faculdade, para tomar um café e manter ativo meus laços com grandes profissionais. Esse amigo é um consultor de implantação e já havia trabalhado na formatação de uma grande cafeteria. Na nossa conversa falei da minha necessidade de encontrar uma sócia que tivesse um perfil voltado ao segmento que queria trabalhar: o veganismo. Estava sentindo dificuldades de encontrar alguém, por se tratar de um nicho de negócios. Ele me apresentou uma ótima pessoa, que se tornou minha sócia e estamos fazendo a empresa decolar”, conta.

Para muitos empreendedores, networking é consequência, não prioridade. O grande desafio está em valorizar a construção contínua dessa rede e tratá-la de forma estratégica.

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É necessário entender de quem você quer se aproximar, com qual objetivo e o que pode oferecer em troca. Para isso, antes de tudo, comece entendendo o que não fazer.

Passos para desenhar sua estratégia de networking

Levam-se anos de experiência e dezenas de crachás de eventos, mas os empreendedores com uma rede de contatos fortalecida, são aqueles que tratam o networking de forma estratégica.

Eles sabem o que querem: sair do ponto A e chegar ao ponto B;

Mapeiam o universo de pessoas que podem ajudá-los nisso: clientes, fornecedores, mentores, investidores ou potenciais colaboradores;

Abordam essas pessoas de forma metódica, mostrando a importância que podem ter nessa jornada.

Para isso, usam eventos, reuniões, almoços e encontros inesperados de forma consciente. Sabem como vender o próprio sonho e são assertivos naquilo que buscam.

Práticas para começar agora

Networking: construa conexões poderosas e garanta portas abertas
Networking: construa conexões poderosas e garanta portas abertas

Foque na profundidade das relações, em vez de investir só na abrangência da rede. Essa é uma armadilha muito grande: achar que você tem uma rede, quando tudo o que você tem é uma lista de contatos.

Veja aqui algumas práticas bem simples, que podem fazer parte da sua rotina, e, desse modo, fazer toda a diferença na geração de novos negócios.

1) Compartilhe o que você está lendo

Quando você receber uma newsletter interessante, ler um artigo ou ver um vídeo que possa interessar alguém da sua rede, envie, portanto, para essa pessoa, de forma personalizada.

No e-mail ou na mensagem de WhatsApp, faça questão de dizer:

“Lembra que você comentou isso comigo? Talvez isso seja interessante pra você.”

Esse tipo de mensagem nutre de forma mais significativa as relações que você constrói.

2) Faça almoços, cafés e reuniões pequenas

Em vez de fazer com uma única pessoa, reúna, portanto, duas ou três para dar mais vida ao encontro.

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As duas pessoas que não se conheciam acabam começando ali uma relação em que você é o conector.

3) Esteja disponível pra ajudar as pessoas quando elas mais precisam

Quando uma pessoa está em transição de carreira ou iniciando um novo negócio está mais vulnerável a qualquer tipo de ajuda. Esse é um momento, portanto, em que uma dica ou uma conexão podem ter um impacto gigante.

Pense em quem são as pessoas da sua rede que você pode ajudar. Isso já vai fazer uma diferença enorme para aprofundar sua relação.

4) Utilize cada pessoa que você conhece para conhecer uma nova

Comece com a rede que você já tem hoje: clientes atuais, antigos sócios ou mesmo amigos que fizeram faculdade com você. Utilize, desse modo, cada uma dessas pessoas para expandir sua rede.

Será que seu cliente atual não pode  indicá-lo para um novo? E o amigo da faculdade, será que não pode contratá-lo como fornecedor?

5) Faça sempre o follow-up depois do primeiro contato

Envie um e-mail agradecendo pela conversa, mas inclua sempre uma proposta de ação no final para engrenar a conversa.

Se você conversou com alguém em um evento sobre um desafio específico da sua empresa, lembre-se de mandar uma mensagem depois contando o que você fez depois da conversa. Mas não pare por aí.

Aproveite para convidar a pessoa para um café, com a intenção de aprofundar a conversa, ou faça mais uma pergunta que surgiu depois, quando você estava refletindo sobre o assunto.

6) Faça dos eventos que você participa uma fonte de novos contatos

Se você quer conhecer novas pessoas, tem que ir aonde as pessoas se encontram. Você não precisa abraçar todas, mas faça uma agenda que consiga cumprir.

Portanto mapeie os eventos mais conhecidos do seu setor: feiras, convenções, festivais, palestras etc.

Liste seu objetivo e o tipo de pessoa que você deseja conhecer: novos clientes, possíveis fornecedores ou investidores.

Faça uma lista daqueles eventos que são mais estratégicos para você participar, de acordo com a presença dessas pessoas.

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Vá com o pitch na ponta da língua e veja essa conversa como a primeira camada de conexão. Se for positiva, é provável que você trocará cartões com a promessa de voltarem a se falar.

Muitas vezes, preso na operação do seu negócio, o empreendedor deixa passar datas importantes em que o mercado se reúne para falar das tendências, fechar novos negócios e ficar conectado.

Além disso, as comunidades, associações, espaços de coworking e grupos de interesse são excelentes catalisadores para você descobrir novos contatos, e, assim, se aproximar de grandes nomes do mercado. Aprender com quem vive uma jornada parecida com a sua.

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