NuConta é corrente ou poupança? RDB do Nubank vale a pena? Saiba os detalhes

0
448
que-tipo-de-conta-é-a-nuconta
Que tipo de conta é a NuConta? RDB do Nubank vale a pena? Saiba os detalhes

Frequentemente os usuários se questionam se a NuConta é corrente ou poupança, sobretudo quando precisam informar o dado para fins de algum cadastramento, como o auxílio emergencial, por exemplo.

Dessa maneira vale esclarecer que a conta digital do Nubank não é uma conta corrente de fato, mas também não é uma conta poupança. E o RDB oferecido pelo Nubank é vantajoso. Entenda melhor.

Leia ainda: Banco Inter e auxílio emergencial; saiba detalhes sobre o assunto

Afinal a NuConta é corrente ou poupança?

que-tipo-de-conta-é-a-nuconta-rdb-nubank
A NuConta é corrente ou poupança? RDB do Nubank vale a pena? Saiba os detalhes

Logo de plano confirmamos que  a NuConta não é corrente e nem poupança, . Na verdade, a designação correta para a modalidade é conta de pagamentos.

Leia ainda: MEI, informais e desempregados: entenda como transferir o auxílio emergencial para outra conta

Uma conta de pagamento consiste em uma plataforma gerenciada por uma empresa que presta serviços financeiros, com o diferencial da tecnologia – as famosas fintechs.

Ela permite que o usuário faça algumas operações básicas, como pagar contas, usar cartão na função débito, fazer transferências, efetuar recarga de celular, entre outras funções.

Além disso, ela oferece uma grande vantagem ao cliente, pois o dinheiro depositado nela fica aplicado em títulos públicos. Desse modo, o dinheiro guardado vai tendo rendimento.

No caso específico da NuConta, ela também permite que se acrescente saldo à conta por meio de boleto, fazer empréstimo e tem uma funcionalidade chamada “Guardar Dinheiro”.

Isso permite poupar dinheiro em uma parte separada do saldo da conta, como se fosse uma espécie de poupança.

E o RDB? O que tem a ver com a NuConta? Ele vale a pena?

Usualmente, o dinheiro deixado na NuConta oferta um tipo de rendimento, que são os títulos públicos, os títulos de governo. Ou seja, todo dinheiro guardado nela é automaticamente investido pela fintech nesses títulos.

Posteriormente, o Nubank lançou uma nova opção de rendimento que é o RDB (Recibo de Depósito Bancário).

O RDB tem o mesmo rendimento que a opção anterior oferecida pela Nuconta, porém, com a diferença de ter a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Ter a garantia do FGC significa que, caso a instituição financeira chegue à falência algum dia, o cliente terá seu dinheiro de volta, até determinado limite.

Outrossim é vantajoso para os clientes do Nubank terem o rendimento dos seus valores corrigidos pelo RDB.

Como colocar a NuConta em cadastros, transferências e outros

Quando um cliente precisar informar a designação correta da NuConta em algum cadastro. Seja quando for fazer transferência de dinheiro ou no preechimento de qualquer ficha, por exemplo, basta inserir o termo conta corrente.

Leia ainda: Depósitos no FGTS podem ser conferidos por aplicativo ou SMS, veja como

Isso porque apesar de não ser uma conta corrente no rigor do termo, ela funciona como se fosse uma na prática. E assim é considerada pelo mercado em geral.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here