NuConta do Nubank ou CDB, onde o investimento rende mais? Confira

0
59
nuconta-nubank-investimento-cdb

A NuConta do Nubank, como se sabe, não é uma conta corrente propriamente falando. Na verdade, ela é uma conta de pagamento. Mas o dinheiro guardado nela rende 100% do CDI, que é um tipo de fundo de investimento.

Os valores deixados na NuConta do Nubank  rendem mais do que se aplicados na poupança. Entretanto, será que o mesmo acontece quando se comparam os rendimentos da fintech com os proporcionados pelo fundo CDB? Veja mais.

Saiba mais:Trabalhador pode receber salário na conta digital do Nubank.

O que é o CDI, que pauta o rendimento da NuConta do Nubank?

NuConta do Nubank ou CDB, onde o investimento rende mais? Confira
NuConta do Nubank ou CDB, onde o investimento rende mais? Confira

Antes de mais nada, vale a pena explicar o que é o CDI, que serve de base para o rendimento da NuConta do Nubank. CDI é uma sigla que significa Certificados de Depósito Interbancário.

Saiba mais: Nubank:saiba como criar uma reserva de emergência na NuConta.

Esses títulos nada mais são do que títulos emitidos por instituições financeiras. Ademais, o seu intuito é efetuar a transferência de recursos de uma instituição para outra, dentro de um tempo curto.

Além disso, ele atua como uma espécie de empréstimo entre diferentes instituições financeiras. Aliás, ele igualmente é útil como um ponto de referência para outros investimentos de renda fixa, como o CDB, por exemplo.

O que é o CDB?

CDB é o que se chama de Certificado de Depósito Bancário. Com efeito, ele é um fundo de investimento de renda fixa ofertado pelos bancos tradicionais. Assim como a poupança, ele também é considerado um investimento de baixo risco.

A princípio, o CDB age como uma espécie de empréstimo do dinheiro do investidor para o banco em questão. Como uma recompensa por isso, o consumidor ganha uma taxa de rentabilidade, a qual é determinada no ato da aquisição.

Quanto maior for o prazo de vencimento, maior a rentabilidade. Além disso, normalmente, quanto menor é o porte da instituição que o oferece, maiores são as taxas de rendimento.

Simulação de rendimento da NuConta e CDB

Para efeitos de simulação, vamos considerar um investimento inicial de 10 mil reais. Portanto nesse cálculo, deve-se observar um prazo de 12 meses, além de uma projeção de 7% da taxa Selic. Acrescente-se a isso mais 17,5% de Imposto de Renda.

  • Rendimento do valor deixado na NuConta seria de R$ 577,50.
  • Rendimento do valor aplicado em CDB (100% do CDI, depois do Imposto de Renda): seria de R$ 577,50.

Escolhendo o investimento mais vantajoso

Em resumo, um investimento na NuConta rende igual ao valor aplicado em CDB, que também renda 100% do CDI, no mesmo prazo calculado.

Por outro lado, alguma instituição financeira pode oferecer um CDB que renda mais de 100% do CDI. Portanto nesse caso, obviamente, a aplicação em CDB poderá ser mais vantajosa que a NuConta.

Saiba mais:Nubank:entenda como funciona o investimento no cofrinho da NuConta.

Entretanto, nos casos em que o CDB rende acima do CDI, a sua liquidez se torna menor. Em outras palavras, o dinheiro não pode ser resgatado a qualquer instante.

Dessa forma, caso o consumidor queira sacar o dinheiro a qualquer tempo, a NuConta continua sendo uma opção melhor.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here