Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.
..

..

MEI: bancos digitais ou tradicionais, qual a melhor opção?


Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

16 de janeiro – Com o crescimento da modalidade de microempreendedor individual (MEI), aumentou também o interesse das instituições financeiras em trabalhar com esse público. No final de 2019 o número de MEIs já passava dos 9,4 milhões.

Os benefícios para quem é MEI vão além dos impostos reduzidos, pois com a formalização é possível ter acesso a diversos serviços financeiros, como empréstimos, financiamentos e contas empresariais ofertadas pelos bancos tradicionais e também pela fintechs, através dos bancos digitais.

Mas, com tantas opções, qual a melhor escolha para o MEI, o que é fundamental analisar antes de optar por trabalhar com uma instituição financeira?

Leia ainda:BS2: patrocinador do Flamengo lança cartão de crédito sem anuidade

MEI: bancos digitais ou tradicionais, qual a melhor opção?
MEI: bancos digitais ou tradicionais, qual a melhor opção?

O que os bancos digitais podem oferecer de melhor para o MEI em relação aos bancos tradicionais?

O surgimento das fintechs, certamente, beneficiou toda a população, já que até pouco tempo as opções para se ter uma conta bancária e contar com serviços financeiros era reduzida aos grandes bancos tradicionais.

Com o aumento da concorrência surgem diversas ofertas, cada uma com o objetivo de atrair e fidelizar clientes.

Nesse quesito, os bancos digitais estão levando a melhor no aspecto custo operacional.

São várias as opções de contas digitais com custo zero de manutenção e de transações, como TED e DOC, que nos bancos tradicionais podem custar mais R$ 10,00 por operação.

Alguns desses bancos digitais, com o Inter e o Nubank, em busca do cliente MEI, oferecem isenção de mensalidade e gratuidade nas transferências bancárias (Nubank) ou no caso do Inter, 100 TED/DOC gratuitos.

Agilidade e menor burocracia também são vantagens para o empreendedor

O fato dos bancos digitais oferecerem aplicativos seguros e fáceis de serem utilizados, conta bastante a favor, pois como o custo operacional dessas instituições é menor, isso se traduz em melhores condições nas taxas cobradas de empréstimos e serviços extras (que vão além do pacote gratuito).

As operações, por serem todas on-line, desde a abertura da conta até a solicitação de um cartão de crédito ou de um empréstimo, facilitam a vida de um empreendedor, que geralmente tem uma agenda cheia e pouco tempo para enfrentar filas de bancos.

Além disso, para abrir uma conta, esses bancos não fazem consulta ao SPC/Serasa e nem exigem comprovação de renda.

Quanto aos bancos tradicionais, o que o MEI pode esperar de vantagem?

Os bancos tradicionais também estão se adequando a esse nova realidade e criando suas opções de conta digital.

Assim, é bem possível que em breve essa seja a opção predominante no mercado, não só para o MEI, mas para a grande maioria das pessoas.

O banco Santander já oferece a opção Superdigital MEI.

Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, têm opções de conta específicas para MEI.

Os bancos oferecem taxas reduzidas de manutenção, maquininhas de cartão de crédito mais baratas e condições de empréstimo com juros menores.

Além disso, os bancos tradicionais têm um leque bem maior de produtos e serviços financeiros a oferecer.

Qual a melhor opção, conta digital ou tradicional?

Qualquer banco que o empreendedor vier a escolher vai apresentar prós e contras. Se a opção for pelo custo e agilidade, os bancos digitais levam vantagem.

Contudo, o portfólio de produtos e serviços financeiros dos bancos tradicionais tem sua relevância, como seguros e financiamentos.

A melhor decisão, portanto, vai depender da necessidade atual de cada empreendedor.

Leia ainda: Já ouviu falar em empréstimo P2P? Modalidade deve crescer e se popularizar

Ajude a fazer o Diário Prime News! Tem dúvidas, críticas ou sugestões de pauta? Fale conosco! Mande email para contato@dpnews.com.br  


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!